'Brasil virou página', diz Alckmin sobre eleições, mas evita falar em 2018

Thiago Varella

Colaboração para o UOL, em Jaguariúna (SP)

  • Levi Bianco/O Globo

    Governador Geraldo Alckmin (PSDB) comemora vitória de João Dória (PSDB), eleito no primeiro turno à Prefeitura de São Paulo

    Governador Geraldo Alckmin (PSDB) comemora vitória de João Dória (PSDB), eleito no primeiro turno à Prefeitura de São Paulo

Considerado por muitos analistas como um dos principais vencedores das eleições municipais deste ano, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou, nesta segunda-feira (31) em visita à cidade de Jaguariúna (SP), que ainda é cedo para ligar os resultados das eleições para prefeito com a campanha eleitoral para a presidência.

"Eu entendo que querer relacionar a eleição municipal a uma candidatura federal é muito precipitado. O futuro a Deus pertence. O grande recado das urnas é o Brasil que tem pressa", disse Alckmin que visitou Jaguariúna para lançar as obras de 13 clínicas do projeto "Saúde em Ação" na região de Campinas.

O sucesso eleitoral do partido e do próprio Alckmin em São Paulo dá força ao projeto do governador de se tornar o candidato tucano à eleição presidencial de 2018.

"O que nós vimos no Brasil foi uma virada de página. Acho que a resposta da população foi muito forte dizendo 'olha, os governos petistas levaram o país a uma recessão brutal com 12 milhões de desempregados e grande crise ética'", afirmou.

"Precisamos recuperar o emprego, a economia e tenho certeza de que todos os eleitos estão conscientes de suas responsabilidades. Serão tempos difíceis, mas os prefeitos ajudarão o mais rapidamente possível a recuperar a atividade econômica. O que interessa à população é o emprego e a renda", disse.

No primeiro turno, o PSDB já tinha sido o maior vitorioso no Estado de São Paulo, elegendo, inclusive, João Dória como prefeito de São Paulo. Neste domingo (30), o partido também conseguiu eleger mais prefeitos no interior. Além disso, nas demais cidades da Grande São Paulo, Alckmin conseguiu emplacar 18 aliados - dez tucanos, cinco do PSB e três do PV.

Em Jaguariúna, o governador também fez uma breve análise do resultado das eleições municipais e creditou o sucesso do PSDB no pleito à decepção da população com o PT.

Avança ou recua? Como fica o xadrez dos presidenciáveis após o 2º turno

Ao todo, os tucanos comandarão 167 municípios paulistas (no primeiro turno foram 163 vitórias). O PSDB é o partido com mais prefeitos paulistas, seguido pelo PMDB, que conquistou 81 prefeituras.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos