Vereador Guti (PSB) é eleito prefeito de Guarulhos

Marcos Sergio Silva

Colaboração para o UOL

  • Divulgação

    Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB), prefeito eleito de Guarulhos

    Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB), prefeito eleito de Guarulhos

O vereador Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB), foi eleito neste domingo (30) o novo prefeito de Guarulhos, segunda maior cidade do Estado de São Paulo. É a primeira vez desde 2000 que Guarulhos não será governada por um petista. Guti já havia sido o mais votado do primeiro turno, com 36,6% dos votos válidos. Ele bateu o candidato Eli Corrêa Filho, do DEM.

Guti teve o apoio de quatro partidos no primeiro turno: além do PSB, a Rede, o PSC e o PPS. Eli Corrêa Filho recebeu oito partidos na coligação: DEM, PMDB, PC do B, PDT, PRTB, PEN, PSL e PTN.

Com o horário eleitoral restrito a uma emissora de rádio e outra de TV, Guti teve 1 minuto e 17 segundos, tempo de exposição menor que Eli Correa Filho que contava com 2 minutos e 19 segundos. 

O eleito

Guti é empresário nos ramos de educação e comércio. Foi eleito vereador em 2008, quando se tornou o mais jovem a ocupar uma cadeira na Câmara dos Vereadores de Guarulhos. Em 2012, foi reeleito para a vaga.

Ele interrompe uma sequência de quatro mandatos de petistas, cumpridos por Elói Pietá (de 2001 a 2009), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, e Sebastião Almeida (desde 2009).

Vitória estratégica para o PSB

A vitória é considerada estratégica pelo PSB do vice-governador de São Paulo, Márcio França. Além de Guarulhos, o partido conquistou, ainda no primeiro turno, a Prefeitura de Campinas, terceira maior cidade do Estado, e esteve na coligação vitoriosa de João Dória (PSDB) em São Paulo.

França manteve o domínio na Baixada Santista, incluindo a expressiva vitória em São Vicente, sua base eleitoral. O vice-governador é entusiasta da candidatura de Geraldo Alckmin à presidência em 2018.

Guarulhos tem cerca de 1,3 milhão de habitantes, segundo dados de 2015 do IBGE. O PIB da cidade, que abriga o aeroporto internacional de Cumbica, é o quarto do Estado, de R$ 49 bilhões. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) guarulhense é de 0,763 (a média nacional é 0,727).
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos