"Tsunami azul" supera recorde de prefeito assassinado de Santo André

Rodrigo Bertolotto

Do UOL, em Santo André (SP)

  • Divulgação

    Paulo Serra é erguido durante festa da vitória em clube da cidade

    Paulo Serra é erguido durante festa da vitória em clube da cidade

Paulo Serra (PSDB) definiu sua vitória com 78,21% dos votos válidos para prefeito de Santo André (SP) como um "tsunami azul". "Superou todas as expectativas", disse durante a festa da vitória no clube Ocara, no bairro de Vila Guiomar - com direito a muito foguetório e churrasco. A votação foi tão expressiva que superou o recorde anterior, de 70,13% em 2000, conseguido pelo petista Celso Daniel, que foi assassinado dois anos depois.

Mais que duplicando sua votação no primeiro turno, Serra derrotou o atual prefeito, Carlos Grana (PT), que ficou estagnado no segundo turno. O petista teve 20,28% dos votos na primeira rodada eleitoral, e subiu apenas para 21,79% no confronto final. "A atmosfera política mostra um desgaste do PT nacionalmente. Caiu o mito que o ABC era um cinturão vermelho. Aqui o que se viu foi um tsunami azul", festejou fazendo referência às cores dos partidos.

Serra, porém, nem sempre foi tucano. Passou por quatro partidos durante seus 12 anos como político eleito: PFL, DEM, PSD e PSDB. Apesar do discurso anti-PT, ele participou como secretário de Obras dos três primeiros anos de mandato de Grana. Um dos slogans do tucano era: "Quem ama Santo André não vota PT".

Durante sua campanha, Serra insistiu na palavra "gestão", a preferida de seu padrinho político, o governador Geraldo Alckmin, e do prefeito eleito de São Paulo, João Doria, que gravou um vídeo de apoio a Serra para o segundo turno.

Apesar do clima ríspido de campanha, a transição deve ser tranquila. "O prefeito Grana já me ligou, parabenizando pela vitória, e se colocou à disposição para ajudar", afirmou o prefeito eleito.

PSDB quebra 'bipartidarismo'

O ex-vereador é o primeiro político que não pertence nem ao PT, nem ao PTB, a vencer uma eleição na cidade desde a redemocratização. Serra, 43, é economista e bacharel em direito.

Como não possui emissoras de TV, a campanha eleitoral de Santo André se deu no rádio. Quatro emissoras transmitiram o horário eleitoral gratuito. No primeiro turno, a coligação "Amo Santo André, Quero Prosseguir", de Grana, contou com 3 minutos e 22 segundos por programa. Já a coligação "Projeto forte, mudança certa", de Serra, teve 1 minuto e 58 segundos de tempo por horário político. No segundo turno, eles dividiram igualmente os 10 minutos do horário eleitoral.

Serra vai governar a quinta maior cidade do Estado com 676.407 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, e o décimo PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 25,027 bilhões, de acordo com dados do IBGE de 2013.

O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) da cidade é 0,815 (a média nacional é 0,727), pelos dados de 2010, o que coloca o município como o sétimo no Estado neste quesito. Este mesmo levantamento mostra que o município tem expectativa de vida de 76 anos e renda per capita de R$ 1.304,31.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos