"Nada termina hoje", diz Freixo após perder eleição para prefeito do Rio

Hanriksson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • Marco Antônio Teixeira/UOL

    Marcelo Freixo votou no Clube Paissandu, no Leblon, zona sul da cidade

    Marcelo Freixo votou no Clube Paissandu, no Leblon, zona sul da cidade

Em seu primeiro discurso após o anúncio da vitória de Marcello Crivella (PRB) no segundo turno das eleições para prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) fez elogios ao papel da militância durante sua campanha e disse que "nada termina hoje".

"A campanha foi coletiva e é importante dizer aos adversários que não termina hoje. Nada termina hoje. É só o começo de uma luta muito grande e muito bonita", afirmou Freixo, que falou aos militantes reunidos na praça da Cinelândia, no centro do Rio. 

Às 19h05, com 99,96% das urnas apuradas, Crivella tinha 59,37% dos votos válidos, contra 40,63% de Freixo.
 
"A nossa vida não é movida exclusivamente pela força das urnas", disse o candidato do PSOL. "O nosso compromisso com a cidade, a democracia, o Brasil, não é determinado por uma eleição."

"Campanha ressignificou política", diz Freixo

Freixo também reservou parte da sua fala a um ataque a Crivella. Sem citar o nome do adversário, destacou o fato de a militância do PSOL estar "em praça pública, e não em um clube" --o candidato do PRB acompanhou a apuração e comemora sua vitória em um salão no Bangu Atlético Clube, na zona oeste.
 
"A gente está em praça pública e não em um clube, num lugar fechado. O nosso sonho não é feito em sala fechada, o nosso sonho é coletivo, é bonito demais. Porque a gente sabia que, independente do resultado, estaria junto hoje, e vamos estar juntos amanhã."
 
Freixo ainda afirmou que sua campanha "ressignificou a política para muita gente", ao mesmo tempo em que disse respeitar o voto nulo e o voto em branco. "Faz parte do processo democrático", declarou.

Durante a campanha do segundo turno, o candidato insistiu para que os eleitores que tivessem a intenção de votar branco ou nulo revissem a decisão. Às 19h05, com 99,96% das urnas apuradas, brancos e nulos somaram 20,08% dos votos no Rio.

Freixo, que é deputado estadual, disse ainda que quer continuar se reunindo com a militância em cada bairro, mesmo antes das próximas eleições.

"2018 está longe e 2020 também. Eu não quero debater a próxima eleição, quero debater o que vai ser feito ainda esse mês."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos