Atrás nas pesquisas, Freixo deposita esperança em conversão de votos nulos

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

Atrás nas pesquisas de intenção de votos, Marcelo Freixo (PSOL) votou na manhã deste domingo (30) no Clube Atlético Paissandu, no Leblon (zona sul do Rio). O candidato afirmou, na entrada, que a eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro está "completamente indefinida".

De acordo a amostra mais recente do Ibope, Marcelo Crivella (PRB) tem 57% dos votos válidos, e Freixo, 43%. Há uma oscilação de apenas um ponto percentual em relação ao Datafolha (Crivella tem 58%, e Freixo, 42%).

Freixo destacou que sua última aposta para contrariar o cenário eleitoral desenhado pelas pesquisas é a "conversão dos votos nulos". 

"De sexta para sábados, nós conseguimos diminuir dez pontos. Mas as pesquisas de ontem ainda não conseguem detectar o debate da Globo. Eu acho que vamos ter uma surpresa eleitoral muito bacana", declarou ele. "A gente acha que essa não é a hora de votar nulo. Quem ainda não decidiu, eu espero que nos dê um voto de confiança", completou.

Apesar das pesquisas, Freixo considerou a campanha vitoriosa. "Nós já vencemos esta eleição. Fizemos uma campanha modesta e chegamos ao segundo turno. Foi uma campanha que devolveu alegria à política", disse ele. 

Freixo acompanhao voto de sua vice, Luciana Boiteux (PSOL), e da mulher, Priscilla Soares. Às 17h, ele irá à praça da Cinelândia, no centro do Rio, onde vai acompanhar a apuração ao lado da militância e de seus apoiadores e cabos eleitorais.
Marco Antônio Teixeira/UOL
Marcelo Freixo (PSOL) aposta na conversão de votos nulos para que possa superar Crivella (PRB)

Black Blocs

Durante o tempo no qual esteve na zona eleitoral do clube Paissandu, Freixo e as pessoas que o acompanhavam foram hostilizados por duas pessoas. Uma idosa que disse ser moradora do Leblon gritou palavras de ordem contra o PSOL. Como forma de provocação, ela citou o caso da morte do cinegrafista da Band Santiago Andrade, atingido por um rojão durante um protesto.

"O julgamento dos black blocs está chegando", exclamou ela. Freixo pareceu não se importar com o momento de hostilidade. "Ela só está querendo cinco segundos de fama", comentou. Depois disso, já na saída do local, um homem que chegava também gritou palavras de ordem contra o candidato do PSOL e foi vaiado por militantes.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos