Em eleição marcada pela violência, Washington Reis vence em Duque de Caxias

Do UOL, em São Paulo

  • CARLOS ARTHUR/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    Washington Reis (com microfone) será prefeito de Duque de Caxias pela 2ª vez

    Washington Reis (com microfone) será prefeito de Duque de Caxias pela 2ª vez

O deputado federal Washington Reis (PMDB) foi eleito neste domingo (30) para o seu segundo mandato como prefeito de Duque de Caxias (RJ), na Baixada Fluminense. O peemedebista, que já havia sido prefeito entre 2005 e 2008, venceu no segundo turno o deputado estadual Dica (PTN). Reis também havia sido o primeiro colocado no primeiro turno, quando obteve 149.782 votos (35,76%).

Com 100% das urnas apuradas, Reis foi eleito com 54,18% contra 45,82% de Dica.

Nascido em Duque de Caxias, Reis tem 49 anos e começou a carreira política em 1993, como vereador da cidade. No ano seguinte, se elegeu deputado estadual e permaneceu no cargo até 2004, quando, aos 37 anos, tornou-se o mais jovem prefeito de Duque de Caxias.

Como plataforma de campanha, Reis prometeu ampliar a pavimentação da cidade em mais de 300 quilômetros e construir uma usina de reciclagem para o lixo.

Campanha marcada pela violência

A campanha pela Prefeitura de Duque de Caxias foi marcada pela violência, com a morte de três pré-candidatos a vereador: Leandro da Silva Lopes (Leandrinho de Xerém), 38, do PSDB, em 8 de junho; Sergio de Almeida Júnior (Berém do Pilar), 37, do PSL, em 2 de julho; e Denivaldo Meireles da Silva, 41, sem partido, em 8 de julho.

As mortes se somaram a outros 11 assassinatos de candidatos e políticos da Baixada Fluminense desde novembro de 2015.

A Polícia Civil negou que os assassinatos tivessem motivação política. Os crimes teriam sido cometidos por uma milícia e tinham relação com um caso de furto de combustíveis de um duto da Petrobras, segundo a polícia.

Segundo a "Folha", diferentes milícias apoiam candidatos na Baixada Fluminense, o que acirra a disputa entre os grupos armados na região.

Reforço durante eleições

O esquema de segurança no Rio de Janeiro teve reforço de mais 9.500 policiais militares no 2º turno das eleições, além do efetivo normal em todo o Estado. Esses agentes atuaram em Duque de Caxias, assim como no Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Volta Redonda, Belford Roxo e Nova Iguaçu.

As Forças Armadas também deram suporte no policiamento no Complexo da Maré, zona norte, nos bairros da zona oeste, na Baixada Fluminense e na Região Metropolitana, em Niterói e São Gonçalo.

Saúde, educação, segurança... É tudo culpa do prefeito?

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos