Comparado a Doria, empresário Dr. Hildon é eleito em Porto Velho

Ana Paula Batalha

Colaboração para o UOL

  • Reprodução/Facebook

    Dr Hildon desbancou figuras tradicionais da política de Rondônia

    Dr Hildon desbancou figuras tradicionais da política de Rondônia

O empresário do ramo da educação e ex-promotor de Justiça Dr Hildon (PSDB), 48, foi eleito prefeito de Porto Velho (RO), neste domingo (30). O tucano bateu, no segundo turno, o deputado estadual Léo Moraes (PTB), 34.

Com 100% das urnas apuradas, Hildon obteve 65,15% dos votos contra 34,85% de Moraes.

Ainda no primeiro turno, Dr Hildon surpreendeu ao desbancar figuras tradicionais da política de Rondônia, a exemplo do atual prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), e do seu antecessor no cargo, Roberto Sobrinho (PT), cujo mandato foi interrompido em 2013, após ser alvo de uma operação da Polícia Federal por suspeita de desvio de verbas públicas.

Durante a campanha, o prefeito eleito tentou se diferenciar dos adversários se apresentando como o candidato da "renovação política". O tom de suas declarações públicas se caracterizou por fortes críticas aos políticos tradicionais do Estado. "Em sendo eleito, eles sabem que vou dar fim a décadas de farra com o dinheiro público", disse Dr Hildon, em referência a seus adversários.

Entre suas principais promessas de campanhas estão a de implantar a rede de saneamento básico em "100% de Porto Velho", por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), transformar a cidade em um centro de produção e distribuição de alimentos na região Norte, além de informatizar todo o sistema municipal de saúde.

"Doria de Porto Velho"

Foi a primeira vez que Hildon Lima Chaves disputou um cargo eletivo. Sua trajetória nesta eleição, quando saiu dos últimos lugares nas pesquisas de intenções de voto do primeiro turno para a vitória nas urnas da capital de Rondônia, motivou comparações com o prefeito eleito de São Paulo, João Doria.

Além de pertencerem ao mesmo partido e do discurso contra a política tradicional, outro fato incentiva traçar um paralelo entre os dois prefeito eleitos: assim como Doria, Dr Hildon era o mais rico dos candidatos e bancou boa parte dos custos de sua campanha com recursos próprios.

Após pedir exoneração do Ministério Público de Rondônia, onde atuou por 21 anos, ele se dedicou ao Grupo Athenas --que é composto por uma rede de faculdades nos Estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso--, antes de entrar na política partidária.

Para que se lançasse candidato, ficou acordado entre os tucanos que a coligação não seria formada por vários partidos. A única aliança foi feita com o PSDC. No segundo turno, foi dispensado o apoio de outros partidos.

Porto Velho

Dr Hildon irá administrar uma cidade com 511.219 habitantes, segundo dados do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A capital é a terceira mais populosa da região Norte, atrás de Manaus (AM) e Belém (PA).

Com PIB per capita de R$ 23, 6 mil (dados do IBGE de 2013, o mais atualizado), Porto Velho é a segunda capital com o maior percentual de dívidas atrasadas do Brasil (37,3%), tem a 20ª maior taxa de desemprego (6,9%) e o 5º pior salário médio (R$ 1.768), de acordo com dados do Serasa Experian em conjunto com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua do IBGE, no período de outubro a dezembro de 2015.

Saúde, educação, segurança... É tudo culpa do prefeito?

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos