Com vitória em Macapá, Rede conquista apenas uma capital em sua 1ª eleição

Do UOL, em São Paulo

  • Roberto Jayme/UOL

    Em 2013, Heloísa Helena (esq.) estava ao lado de Marina Silva no lançamento da Rede

    Em 2013, Heloísa Helena (esq.) estava ao lado de Marina Silva no lançamento da Rede

Em sua primeira disputa eleitoral, após um ano de criação, o Rede Sustentabilidade obteve vitória em uma capital do país. O partido é liderado pela ex-ministra e ex-senadora Marina Silva.

Filiado à Rede em março, o prefeito de Macapá, Clécio Luis (Rede), 44, foi reeleito neste domingo (30). Com 44,59% dos votos, ele derrotou no segundo turno o ex-senador Gilvam Borges (PMDB), que teve 26,37%.

Reprodução/Facebook
Ex-PT e ex-PSOL, Clécio Luis mudou para a Rede e foi reeleito em Macapá

Geógrafo e ex-policial civil, Clécio Luis passou pelo PT, em seu primeiro mandato como vereador, e pelo PSOL, quando assumiu o segundo mandato. Pelo PSOL, também venceu as eleições para prefeito em 2012, mas abandonou a sigla no final de 2015 e ingressou na Rede Sustentabilidade em março deste ano.

Mais seis prefeituras

Ainda no segundo turno, a Rede venceu a disputa pela Prefeitura de Serra (ES), onde o prefeito Audifax Barcelos (ex-PSB) foi reeleito. Na cidade de Ponta Grossa (PR), o vice-líder da bancada da Rede na Câmara dos Deputados, Aliel Machado, perdeu para Marcelo Rangel (PPS).

No primeiro turno, o partido de Marina Silva havia vencido em Lençóis Paulista (SP) e Cabo Frio (RJ), e nos municípios baianos de Brejões, Livramento de Nossa Senhora e Seabra.

Debandada em massa

No dia seguinte ao primeiro turno das eleições municipais, um grupo de intelectuais, entre eles o antropólogo Luiz Eduardo Soares, divulgou a "Carta aberta aos membros da Rede", em que anunciava sua desfiliação da Rede Sustentabilidade.

Para o grupo, do qual também fazem parte Miriam Krenzinger, Marcos Rolim, Liszt Vieira, Tite Borges, Carla Rodrigues Duarte e Sonia Bernardes, "a Rede tem se estruturado sobre um vazio de posicionamentos políticos".

Eles dizem ter creditado inicialmente essas ausências à possível inexperiência ou falta de estrutura partidária, mas afirmam que a experiência que tiveram foi demonstrando que o "deserto de definições a respeito de temas centrais nas disputas políticas contemporâneas não era um subproduto".

Saúde, educação, segurança... É tudo culpa do prefeito?

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos