Com apoio dos Gomes, Roberto Claudio (PDT) é reeleito em Fortaleza

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL

Com a força dos irmãos Ciro e Cid Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT), foi reeleito neste domingo (30) e vai conduzir a capital do Ceará por mais quatro anos. Ele venceu no segundo turno o deputado estadual Capitão Wagner (PR).

Com 100% das urnas apuradas, o prefeito obteve 53,57% dos votos, contra 46,43% de seu oponente.

O vice de Claudio nessa nova gestão será o deputado federal Moroni Torgan (DEM). Em sua chapa, além de PDT e DEM, estavam reunidos outros 16 partidos: PP, PEN, PSC, PSDC, PRTB, PTC, PPS, PTN, PPL, PSL, PV, PTB, PSD, Pros, PMB e PCdoB.

A última pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (29), já apontava a reeleição de Claudio. Segundo o instituto, ele tinha 56% dos votos válidos, contra 44% de Capitão Wagner. Já o levantamento do Ibope mostrava empate técnico entre os candidatos pela margem de erro de três pontos, com 52% para o atual prefeito e 48% para o adversário.

Segurança dominou campanha

Os dois candidatos fizeram uma batalha acirrada. O principal tema usado na campanha foi a segurança pública, apontado pela maioria dos internautas da cidade como o principal problema de Fortaleza.

Capitão Wagner propôs que a guarda passasse a ser armada e se transformasse em uma força complementar no policiamento. Já o prefeito reeleito não aprovou a medida e defendeu que armar a guarda seria apenas um dos processos.

Neste segundo turno, o pedetista contou também com o apoio do governador Camilo Santana (PT), que aderiu à campanha após a candidata do partido, a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins, ser derrotada ainda no primeiro turno.

Carreira política começou há 10 anos

O médico Roberto Claudio, 41, é o atual prefeito de Fortaleza e tem como padrinhos políticos os ex-governadores Ciro e Cid Gomes (ambos do PDT), que o lançaram na política.

Ele iniciou carreira política em 2006, sendo eleito deputado estadual. Quatro anos depois, foi reeleito e, em 2011, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado por unanimidade. Deixou o cargo para disputar a eleição que o tornou prefeito de Fortaleza.

Violência é problema na cidade

Ele vai comandar uma cidade de 2,6 milhões de habitantes e com PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 49 bilhões, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2013.

A cidade está em primeiro lugar no ranking de capitais com a maior taxa de mortes provocadas por arma de fogo no país. São 81 mortes para cada cem mil habitantes, conforme o Mapa da Violência de 2016. A capital ainda teve de enfrentar uma série de ataques a ônibus e forças de segurança em julho deste ano.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos