Colégio onde Richa vota está ocupado há três semanas

Janaina Garcia

Do UOL, em Curitiba

  • Janaina Garcia/UOL

    Colégio Amancio Moro, onde o governador Beto Richa votaria, em Curitiba (PR)

    Colégio Amancio Moro, onde o governador Beto Richa votaria, em Curitiba (PR)

O colégio estadual onde o governador Beto Richa votaria, o Amancio Moro, no Jardim Social, área nobre de Curitiba (PR), está ocupado por estudantes há três semanas. Mesmo assim, 57 eleitores já foram até o local, neste domingo (30), para votar --sem saber que a transferência ocorreu para o colégio Positivo, no Jardim Ambiental, nas imediações.

A informação é do sargento do Exército José Sergio, um dos quatro homens das forças federais que fazem a segurança no local. De acordo com ele, não houve nenhum tipo de protesto ou conflito por conta do fechamento da escola --uma das cerca de 800 escolas fechadas contra a MP 746, que reforma o ensino médio, e a PEC 241, do teto de gastos.

Um estudante da ocupação afirmou ao UOL que já perto de 30 alunos dentro da escola, uma das 25 que foram alvo da reintegração de posse determinada liminarmente, sexta passada, pela 5ª Vara da Fazenda Pública.

Enquanto a reportagem esteve no local, uma eleitora do Rio foi à escola para justificar o voto --sem saber que havia a ocupação.

"Eles estão reivindicando os direitos deles, imagino", afirmou a portuária Tatiana Pereira, 41.

Um aluno da ocupação não quis se identificar, mas afirmou que há cerca de 30 estudantes dentro do colégio. Apesar da ordem de reintegração, não há previsão de saída da unidade.

Rodrigo Félix Leal/Futura Press/Folhapress
O governador do Paraná, Beto Richa, chega para votar no Colégio Positivo Ambiental, em Curitiba

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos