88 pessoas são presas em 9 Estados por prática de crime eleitoral, diz TSE

Do UOL, em São Paulo

  • Pilar Olivares/ Reuters

    Eleitores caminham para votar na Rocinha, no segundo turno no Rio

    Eleitores caminham para votar na Rocinha, no segundo turno no Rio

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que 28 pessoas foram presas neste domingo (30) por prática de crimes eleitorais. O tribunal liberou o sexto boletim do dia por volta das 18h40.

As prisões ocorreram no Rio (26 casos), Minas Gerais (24), Rio Grande do Sul (20), Espírito Santo (11), Pernambuco (2), Ceará (2)Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1) e Mato Grosso (1). Ao todo, o TSE registrou 309 ocorrências em todo o país. Dos 88 casos que resultaram em prisão, 57 foram por boca de urna, 4 por divulgação ilegal de propaganda, 1 por transporte ilegal de eleitores, 1 por uso de alto-falantes e amplificadores e 25 por motivos não informados.

O Estado do Ceará lidera em número de ocorrências, com 172 casos. 

Urnas substituídas

Até o mesmo horário, a Justiça Eleitoral havia substituído em todo o país um total de 814 urnas eletrônicas que apresentaram problemas técnicos, o que corresponde a 0,8% do total usado no país. Nenhuma seção eleitoral teve que recorrer à votação manual.

Os maiores problemas com as urnas ocorreram no Rio, que substituiu 212 equipamentos, o que corresponde a 0,9% do total usado no Estado. O Rio é o maior colégio eleitoral neste segundo turno, com 7,9 milhões de eleitores.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos