Pesquisas apontam reeleição de Geraldo Julio para a prefeitura do Recife

Do UOL, em São Paulo

As pesquisas Ibope e Datafolha para a Prefeitura do Recife divulgadas neste sábado (29) mostram que o atual prefeito e candidato, Geraldo Julio (PSB), deverá ser reeleito neste domingo, na disputa com o ex-prefeito João Paulo (PT).

Segundo o Ibope, Julio tem 59% das intenções de votos válidos, contra 41% de João Paulo. Os votos válidos excluem os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

Contabilizando os votos totais, Geraldo Julio tem 52% e João Paulo tem 36%. Brancos e nulos somam 10%. Entrevistados que não souberam responder representam 2%

Na pesquisa Ibope anterior, divulgada em 18 de outubro, Geraldo Julio tinha 62% das intenções de votos válidos, contra 38% de João Paulo.

No Datafolha deste sábado, Geraldo Julio apareceu com 60% dos votos válidos, contra 40% de João Paulo. No total de votos, Julio somou 51% das intenções de voto, contra 35% do candidato petista - 5% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar, e brancos e nulos somam 9%.

A pesquisa Datafolha divulgada no início desta semana mostrava Geraldo Julio com 59% dos votos válidos, e João Paulo com 41%,

Na votação de 2 de outubro, o candidato do PSB teve 49,34% dos votos válidos, contra 23,76% do petista, e ficou perto de se reeleger ainda no primeiro turno.

O levantamento do Ibope, encomendado pela "Folha de Pernambuco" e Rede Globo, foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo PE-09344/2016. O Ibope entrevistou 1.204 pessoas entre os dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos.

Já o Datafolha entrevistou 1.748 pessoas na sexta-feira (28) e neste sábado (29). A pesquisa, encomendada pela "Folha de S.Paulo" e pela TV Globo, foi publicada com o registro PE-04578/2016 na Justiça Eleitoral. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

O nível de confiança das duas pesquisas é de 95%.

Carreata no último dia de campanha

Geraldo Julio e João Paulo apostaram nas carreatas para finalizar a campanha eleitoral. Segundo o jornal "Folha de Pernambuco", Julio percorreu vários bairros da cidade durante o ato, que teve início na Torre, enquanto João Paulo fez um trajeto de três horas passando por bairros como Totó, Jardim São Paulo e Areias.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos