Freixo vai à feira, come churrasquinho e visita reduto de Eduardo Paes

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • Marco Antonio Teixeira/ UOL

    Freixo visitou a tradicional feira de Honório Gurgel na véspera do segundo turno

    Freixo visitou a tradicional feira de Honório Gurgel na véspera do segundo turno

O candidato do PSOL a prefeito do Rio, Marcelo Freixo, visitou o subúrbio carioca em seu último dia de campanha, neste sábado (29), véspera da eleição municipal. Com direito a palitinho de churrasco por R$ 1,50 na tradicional feira de Honório Gurgel, Freixo conversou com comerciantes e moradores da região.

Após a passagem por Honório Gurgel, Freixo, a vice dele, Luciana Boiteux (PSOL) e um grupo de militantes caminharam pelo Parque Madureira, em Madureira, um dos redutos eleitorais do atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).

O representante do PSOL afirmou ter compromisso de manter o parque, um dos maiores espaços de lazer da zona norte carioca, mas defendeu investimentos em outras praças e locais de convívio.

"É importante que outras praças sejam estimuladas para que as pessoas possam conviver e se encontrarem. Não pode ter cobrança para as pessoas entrarem. Tem que se popular e ter uma grande quantidade de atividades culturais permanentes."

Durante a caminhada pelo Parque Madureira, Freixo viveu um momento de "cheerleader". Incentivado pelos militantes que o acompanhavam, o candidato do PSOL foi erguido por um grupo de dançarinos de cheerleader atlético, modalidade que reproduz movimentos de torcida. "Erguido e com medo, né? Só faltava eu cair e alguém filmar", comentou ele.

Marco Antonio Teixeira/ UOL
Freixo foi erguido por grupo de cheerleades durante caminhada em Madureira

Datafolha

Freixo comemorou o resultado da pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado, véspera da eleição municipal. A amostra aponta uma redução de dez pontos percentuais na liderança do oponente de Freixo, Marcelo Crivella (PRB), em relação ao levantamento anterior. Crivella tem 58% dos votos válidos, e Freixo está com 42%, de acordo com o estudo.
 
"Essa pesquisa não consegue detectar toda a mudança vinda do debate. Vai mudar ainda mais. Ainda não tem nada decidido", comentou Freixo, em referência ao debate da "TV Globo", realizado na noite de sexta-feira.
 
"Dá tempo. A reação da população em relação ao debate foi impressionante hoje nas ruas da zona norte. O debate teve uma audiência muito grande. Nós vencemos o debate e a população está muito desconfiada sobre quem é o Crivella. Ele mente e esconde as coisas", completou o candidato do PSOL, que fez campanha neste sábado --último dia para atividades-- na feira de Honório Gurgel e em Madureira, no subúrbio carioca.
 
A notícia da redução da vantagem de Crivella na pesquisa do Datafolha animou Freixo. Segundo ele, a agenda do dia seria estendida, e ele só "vai sair da rua hoje quando o corpo não aguentar". "A gente vai até o último momento", declarou ele, que tem investido em uma estratégia discursiva direcionada aos eleitores que pretendem anular o voto. "A população está entendendo que não é o momento de anular voto."

Freixo justifica ataques a Crivella

Questionado sobre a repercussão do debate da "TV Globo", Freixo destacou a estratégia de ataque adotada desde o início do segundo turno e defendeu que a etapa decisiva do pleito municipal não pode se resumir apenas a propostas.

"Eu fui a todas as entrevistas. Agora, não é só proposta. O segundo turno também tem que marcar a diferença entre os candidatos. Às vezes, um candidato apresenta uma proposta, mas dependendo de com quem ele está aliado, aquela proposta não é verdadeira", afirmou. "O que eu mais ouvi aqui foi que as pessoas gostaram, acharam que eu fui firme e que o Crivella não respondeu aos meus questionamentos."

"Tem uma diferença muito grande entre um ataque e outro. Atacar falando das relações políticas dele está dentro do que se espera do segundo turno. O segundo turno não é só proposta", completou.

Enquanto Freixo decidiu fazer caminhada entre possíveis eleitores, o senador Marcelo Crivella (PRB) saiu em carreata pelas zonas oeste e norte da cidade, neste sábado

O candidato do PSOL declarou ainda confiar na conversão dos votos nulos para contrariar todas as pesquisas eleitorais deste segundo turno, que apontam para a vitória de seu oponente. "Se esse voto nulo virar, a gente ganha essa eleição."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos