"Só Jesus sabe", diz Crivella sobre presença em último debate no Rio

Marina Motomura

Do UOL, em Brasília

  • Alexandre Brum/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

    Crivella não confirmou presença no debate da TV Globo, o último do segundo turno

    Crivella não confirmou presença no debate da TV Globo, o último do segundo turno

O senador e candidato a prefeito do Rio Marcelo Crivella (PRB) afirmou, nesta quinta-feira (27), que "só Jesus sabe" se ele vai ou não comparecer ao debate da TV Globo, o último antes do segundo turno da eleição municipal, marcado para sexta-feira (28).

A reportagem do UOL encontrou o parlamentar no aeroporto de Brasília, quando ele se preparava para retornar à capital fluminense após cumprir expediente no Senado. "Sou senador, estou trabalhando", limitou-se a comentar.

Crivella embarcou no voo 6608, da Gol, com destino ao aeroporto do Galeão. A viagem aconteceu no mesmo momento em que o senador participaria de uma sabatina marcada pelo jornal "O Globo", que começaria às 10h30 de hoje. A chegada do avião ao Rio estava prevista para as 11h55.

Somente na última terça-feira (25), o concorrente do PRB já havia faltado a entrevistas marcadas com a TV Globo, com o portal "G1" e com a rádio CBN.

Anteriormente, ele negou o convite para participar do debate que seria promovido pelo SBT, mas foi ao realizado por UOL, RedeTV! e revista "Veja", realizado em 19 de outubro. Antes, em 7 de outubro, Crivella participou do debate da TV Bandeirantes.

A TV Record cancelou o debate que faria no Rio no último domingo (23). A emissora é do empresário Edir Macedo, líder da Igreja Universal, instituição da qual Crivella é bispo licenciado. O senador é sobrinho de Macedo.

Crivella, que está à frente nas pesquisas de intenção de voto, tem recebido críticas do adversário, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), por conta das ausências constantes em compromissos com veículos de comunicação. Freixo disse que o rival é "covarde" por "fugir" da imprensa.

Em nota enviada à Rede Globo, Crivella informou que estava em Brasília e afirmou que, ainda que estivesse no Rio, não compareceria à entrevista. O senador se justificou dizendo que a emissora realizaria "cobertura manipuladora e tendenciosa".

"Pela primeira vez, em função da minha indignação com a cobertura manipuladora e tendenciosa que a Rede Globo tem feito contra a minha candidatura, especialmente nas últimas semanas, não posso e não devo comparecer aos estúdios da emissora. Sou um homem da paz e como prefeito, se assim o povo decidir, vou dialogar com todos por amor ao Rio. Não guardo mágoas. É a minha natureza. Mas peço que fique registrado meu ato de protesto e apelo a favor da democracia e da liberdade de imprensa à altura das nossas tradições cívicas e morais", afirmou.

Em resposta a Crivella, a Rede Globo disse ter sido atacada por Crivella "em termos nada respeitosos" e afirmou ser "apartidária".

"Essa postura independente de fato irrita aqueles que preferem, em benefício próprio, que a imprensa se cale, em prejuízo dos eleitores, que tudo devem conhecer para fazer seus julgamentos. A TV Globo sabe que, ao cumprir essa missão, pode ser vítima de ataques, os mais violentos e injustos. Isso já aconteceu recentemente com Jandira Feghali, do PCdoB, com o ex-presidente Lula, do PT, com o deputado cassado Eduardo Cunha, do PMDB, e, agora, com o candidato Crivella, do PRB, de colorações ideológicas tão diferentes."

Segundo a Globo, "se um dos candidatos faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio com uma placa que o identifique. O candidato presente pode contar ao público as duas perguntas que faria, caso o outro candidato estivesse presente. Neste caso, ele terá trinta segundos para relatar cada pergunta. Em nenhuma hipótese a pergunta ou o comentário poderá conter ofensas pessoais ou agressões ao candidato ausente. Se isto ocorrer, a sua palavra será cortada imediatamente. Relatadas as perguntas, segue-se uma entrevista de 20 minutos com o candidato presente".

No domingo (23), durante caminhada na zona sul do Rio, Crivella atacou veículos de imprensa que publicaram reportagens desfavoráveis a ele nos últimos dias. Segundo o candidato, a revista "Veja" fez uma capa "sob encomenda" e o jornal "O Globo" publicou "uma piada" como manchete. Ele também classificou a TV Globo como "a inimiga jurada" da sua campanha.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos