Contra corrupção, candidatos do Rio têm mesma promessa: gestão transparente

Alfredo Mergulhão

Colaboração para o UOL, no Rio

  • Thiago Ribeiro/FramePhoto/Agência O Globo/Reprodução/TV Globo

    Tanto nas propostas de Crivella (à esquerda) quanto nas de Freixo, a corrupção não é um tema recorrente

    Tanto nas propostas de Crivella (à esquerda) quanto nas de Freixo, a corrupção não é um tema recorrente

Com o avanço da Operação Lava Jato nos últimos anos e o impeachment de Dilma Rousseff (PT) em agosto, a corrupção é um dos temas condutores das eleições municipais. Nesse cenário, os dois candidatos a prefeito do Rio de Janeiro que disputam o segundo turno tiveram que se posicionar sobre medidas para impedir que práticas corruptas ocorram na prefeitura.

As propostas de Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL) são praticamente idênticas. Ambos prometem gestão transparente, redução de secretarias, escolha de secretariado sem indicações políticas e revisão dos contratos firmados na atual gestão da prefeitura, que se encerra em 31 de dezembro deste ano.

Propostas de Crivella

Embora cite a palavra "corrupção" apenas uma vez em seu programa de governo, Crivella afirma no documento exigido pela Justiça Eleitoral que vai "combater de forma contundente" qualquer prática corrupta na prefeitura.

"O combate à corrupção estará presente em todas as ações de governo", disse Crivella ao UOL. O candidato citou as medidas que tomará, caso seja eleito, mas não apresentou detalhes.

Crivella disse que "diminuirá o número de secretarias. Todos os gastos serão feitos com extremo cuidado a partir da escolha de um secretariado técnico e pela valorização dos servidores. Contratos serão revistos e suspensos caso haja indícios de irregularidades".

Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Os dois candidatos têm propostas semelhantes para combater a corrupção

O candidato do PRB sustenta que vai diminuir o número de secretarias e órgãos ligados diretamente ao prefeito --de 29 para, no máximo, 15.

Sobre transparência pública, Crivella afirmou que sua equipe avaliará a necessidade de mudanças no site Rio Transparente, que reúne informações sobre a origem e a aplicação dos recursos no município. Não há propostas concretas sobre o tema no programa de governo de Crivella.

Propostas de Freixo

Freixo, por sua vez, afirma que extinguirá o Rio Transparente, projeto criado em 2006 pela Controladoria Geral da Prefeitura com a proposta de divulgar informações sobre a origem e aplicação de recursos municipais e que, na opinião do candidato, "é tudo, menos transparente". O portal será substituído pelo Gabinete Virtual, "uma plataforma digital que vai garantir acesso universal às informações técnicas, administrativas e orçamentárias da prefeitura". O Rio Transparente tem a mesma função.

O objetivo, segundo Freixo, é dar maior publicidade para editais, contratos, leilões e outras formas de contratação, com transmissão ao vivo, via internet, dos ritos de abertura de envelopes e homologação de contratos.

A proposta do Gabinete Virtual é a principal diferença do programa do PSOL em relação às propostas de Crivella no combate à corrupção. No entanto, Freixo não usa a palavra "corrupção" em seu plano de governo.

As demais propostas de Freixo se assemelham às de Crivella, como a redução do número de secretarias (não informa quantas), diminuição dos cargos comissionados e auditoria dos contratos firmados pela atual gestão.

"Como não fizemos alianças trocando cargos por mais tempo de televisão durante as eleições, vamos escutar os servidores da prefeitura e escolher o que há de melhor na cidade para ocupar cada uma das pastas", disse Freixo.

O candidato do PSOL diz que vai "reformular a estrutura da prefeitura, enxugar a máquina pública, abrir a caixa-preta do município e passar tudo a limpo".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos