Ibope: Leprevost ganha entre mais escolarizados; mais pobres votam em Greca

Do UOL, em São Paulo

  • Rodrigo Félix Leal/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Ney Leprevost (PSD) (à dir.) e Rafael Greca (PMN), candidatos a prefeito de Curitiba, participam de debate na Band TV

    Ney Leprevost (PSD) (à dir.) e Rafael Greca (PMN), candidatos a prefeito de Curitiba, participam de debate na Band TV

Após crescer na reta final de campanha no 1º turno e surpreender ao chegar no 2º turno no pleito municipal em Curitiba (PR), o candidato Ney Leprevost (PSD) apareceu numericamente à frente do candidato Rafael Greca (PMN), segundo a pesquisa Ibope. O candidato do PSD tem 44% e do PMN tem 39%, segundo a pesquisa Ibope, divulgada na última sexta-feira (21).

Analisando alguns recortes do eleitorado apresentados pela pesquisa, como sexo, idade, escolaridade e renda familiar mensal, é possível ver o candidato do PSD numericamente à frente entre eleitores com mais escolaridade, ao passo que o postulante do PMN lidera entre os mais pobres. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais.

Na "guerra dos sexos", as mulheres tendem a votar em Leprevost, enquanto os homens estão mais propensos a eleger Greca. Já na divisão etária, apenas a faixa que corresponde aos eleitores com idade entre 45 a 54 anos aponta uma identificação maior com o candidato do PMN.

Homens com Greca, mulheres com Leprevost

Segundo a pesquisa Ibope, 45% dos eleitores com até 2 salários mínimos de renda mensal familiar irão votar em Rafael Greca (PSD), contra 41% de intenção de votos para Ney Leprevost. A tendência se inverte no eleitorado com 2 a 5 salários mínimos: 46% votariam em Greca e 36% em Leprevost. Já na faixa que declara possuir mais de 5 salários mínimos: 46% para Leprevost e 35% para o PMN.

No recorte referente à escolaridade, a intenção de votos em Leprevost cresce à medida que aumenta o nível escolar dos eleitores. Assim, Greca lidera apenas entre aqueles que possuem apenas o ensino fundamental (47% contra 39%), ao passo que Leprevost vence no eleitorado com ensino médio (46% contra 40%) e ensino superior (46% contra 32%).

Rafael Greca aparece à frente de Ney Leprevost na faixa etária de 45 a 54 anos (45% contra 38%), mas perde em todas as outras: o candidato do PSD lidera entre os eleitores com idades entre 16 e 24 anos (45% contra 40%), 25 e 34 anos (49% contra 33%), 35 a 44 anos (45% contra 36%) e 55 anos ou mais (43% contra 39%).

Finalmente, segundo o levantamento, as 49% das mulheres tendem a votar em Leprevost, contra 35% de intenção de votos em Greca, ao passo que 43% dos homens pretendem eleger Greca, ante 38% que apoiam Leprevost.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre 18 e 20 de outubro. O índice de confiança do levantamento é de 95%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos