Ibope Porto Alegre: Marchezan tem 44% dos votos e Melo, 33%

Flávio Ilha

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

O deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB) continua à frente na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (21). Segundo o levantamento, Marchezan tem 44% contra 33% de Sebastião Melo (PMDB). A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação ao último levantamento, divulgado no último dia 10, Marchezan variou um ponto percentual para menos, enquanto Melo o mesmo índice alcançado na pesquisa. Votos brancos e nulos somaram 18% e 5% dos eleitores disseram que não sabem em quem vão votar.

Desconsiderando os votos brancos e nulos, Marchezan aparece com 57% das intenções de voto contra 43% de Melo.

O instituto também pesquisou a migração de votos do primeiro turno. A maior transferência se deu entre eleitores do candidato Maurício Dziedrick (PTB): 52% deles disseram que vão votar em Marchezan no segundo turno, contra 26% que indicaram Melo.

O candidato do PMDB, segundo o levantamento, também perdeu 18% de seus eleitores de primeiro turno, enquanto a perda do tucano foi de apenas 4%, segundo o Ibope. Sobre a convicção da escolha, 82% dos eleitores disseram que não vão mais mudar de candidato até o dia 30.

Além disso, sete em cada dez eleitores não souberam explicar a razão para a escolha do candidato. A expectativa de vitória de Marchezan entre os eleitores é de 53%, contra 32% de Melo.

Marchezan foi para o segundo turno com 29,84% das intenções de votos e Melo, com 25,93%.

A sondagem foi realizada com 602 eleitores entre os dias 18 e 20 de outubro. O índice de confiança é de 95%. O levantamento, encomendado pelo grupo RBS, foi registrado no TRE com o número 08376/2016. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos