Em 35 das 56 cidades com 2º turno, segurança é o que mais preocupa

André Carvalho

Do UOL, em São Paulo

  • Ricardo Borges/Folhapress

    Policiais da PM seguram fuzis para fora da viatura em rua engarrafada na Lapa no centro do Rio de Janeiro

    Policiais da PM seguram fuzis para fora da viatura em rua engarrafada na Lapa no centro do Rio de Janeiro

No próximo dia 30 de outubro, eleitores de 56 cidades brasileiras vão às urnas para votar no 2º turno das eleições municipais. Entre os habitantes de importantes capitais, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife, e cidades menores, como Jaboatão dos Guararapes (PE), Contagem (MG) e Anápolis (GO), alguns problemas são comuns. E, de acordo com os internautas que participaram da enquete "Avalia sua Cidade", do UOL, nada preocupa mais do que a questão da segurança pública. Responderam a enquete 88.862 internautas dessas 56 cidades.

Em 35 das 56 (62,5%) cidades em que será disputado o 2º turno, a segurança é a maior preocupação dos eleitores, deixando para trás temas como corrupção (maior problema para habitantes de cinco cidades, ou 8,9% dos municípios avaliados), ruas esburacadas (quatro cidades, ou 7,1%), saúde (7,1%), abastecimento de água (três cidades, ou 5,3%), transporte/trânsito (duas cidades, ou 3,5%), emprego (3,5%) e saneamento (uma cidade apenas, que corresponde à 1,7% do total).

Levando-se em consideração os três maiores problemas elencadas pelos eleitores destas cidades, o índice de municípios em que a segurança é uma preocupação real chega a 91%.

Nas 17 capitais em que será realizada a segunda etapa do pleito municipal, em apenas quatro a questão da segurança não lidera como a maior adversidade enfrentada pelos munícipes. Em Florianópolis (SC), a maior dor de cabeça para os habitantes locais é a questão da mobilidade urbana, no que concerne o trânsito e o transporte público.

Já em Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS), a falta de saneamento básico e as ruas esburacas são, respectivamente, os maiores transtornos enfrentados pelos moradores. Macapá (AP), por sua vez, tem a corrupção como o grande mal a ser enfrentado.

Onde há escândalo de corrupção, há avaliações péssimas

Para os moradores de Ribeirão Preto (SP), Taubaté (SP), Guarulhos (SP), Macapá (AP) e Petrópolis (RJ) a corrupção é o maior problema de suas cidades. Não por acaso, escândalos recentes envolvendo algumas destas prefeituras ganharam enorme repercussão, saindo, muitas vezes, do âmbito local para ganhar manchetes de repercussão nacional.

Destes municípios, ganhou destaque o recente caso de corrupção ocorrido em Ribeirão PretoRepetidos casos de má gestão pública envolvendo políticos do Amapá também minaram a confiança dos eleitores na capital do Estado.

Não por acaso, Ribeirão Preto (SP), junto a Guarulhos (SP) e Petrópolis (RJ), tem a pior avaliação na opinião dos leitores do UOL, que votaram na enquete "Avalia sua Cidade", com a baixa nota de 2,06. 

Por outro lado, as únicas cidades com avaliações positivas, com notas acima de 6, são Jundiaí (6,06), Volta Redonda (6,39) e Curitiba (7,41), esta a única capital bem avaliada pelos internautas.

Avalie

Esta é a segunda eleição em que o UOL leva ao ar a enquete "Avalie Sua Cidade". A pesquisa abrange todos os 5.568 municípios do Brasil em que ocorrem eleições municipais neste ano e dá aos moradores uma oportunidade para apontarem quais são, a seu ver, os principais problemas de seus municípios.
 
A enquete também permite dar uma nota ao prefeito da cidade, numa escala de 0 a 10. A nota média dos prefeitos em todo país foi de 3,86 e, até a noite desta quarta, 213.960 pessoas haviam participado.
 
Os internautas podem votar em uma lista de temas que envolvem serviços de administração pública e vida urbana a fim de eleger o que consideram o principal problema da cidade. Os itens listados são:
 
  • Abastecimento de água
  • Acessibilidade
  • Alagamentos
  • Corrupção
  • Educação
  • Emprego
  • Energia e Iluminação
  • Esporte, Lazer e Cultura
  • Habitação
  • Limpeza e Coleta de lixo
  • Poluição e áreas verdes
  • Ruas esburacadas
  • Saneamento
  • Saúde
  • Segurança
  • Transporte e Trânsito
 
O "Avalie Sua Cidade" é uma ferramenta interativa que tem o objetivo de oferecer ao público a oportunidade de opinar sobre os problemas da sua cidade. Os resultados da enquete não têm valor científico.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos