Crivella e Freixo prometem desfazer mudanças nos ônibus iniciadas em 2015

Do UOL, no Rio

  • Arion Marinho/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Sistema de transporte coletivo do Rio passou por "racionalização", segundo a prefeitura

    Sistema de transporte coletivo do Rio passou por "racionalização", segundo a prefeitura

Os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL), que duelam no segundo turno da eleição municipal, prometem desfazer as mudanças nas linhas de ônibus promovidas pela gestão de Eduardo Paes (PMDB), cujo mandato se encerra em dezembro deste ano.

As alterações fizeram parte de um programa chamado de "racionalização" do sistema de coletivos, iniciado em 2015. Várias linhas foram extintas pela Secretaria Municipal de Transportes, e alguns itinerários deram lugar ao que o governo chama de linhas "troncais" (da zona sul ao centro), "integradas" (da zona oeste à zona sul), "diametrais" (da zona norte à zona sul) e circulares e auxiliares (ônibus que circulam apenas pelos bairros da zona sul carioca).

Com a remoção de linhas e várias mudanças concomitantes, a iniciativa gerou críticas de parte da população. No total, 50 linhas foram extintas, 26 modificadas e 21 criadas.

O engenheiro da Coppe-UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio) Márcio de Almeida D'Agosto, especialista na área de transporte público, afirma que a prefeitura tem autonomia para planejar e estabelecer o sistema de coletivos na cidade.

"É uma atribuição do prefeito criar novas linhas ou reconfigurar as que existem. Mas, como a prefeitura concede o serviço para a iniciativa privada, teria que verificar se tem algum ponto do contrato que altere isso. Pouco gente conhece o contrato", afirmou o acadêmico.

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