"Covarde", "irresponsável": Crivella e Freixo trocam ofensas em debate

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

  • Arte/UOL

    Marcelo Crivella (à esq.) e Marcelo Freixo participam de debate

    Marcelo Crivella (à esq.) e Marcelo Freixo participam de debate

Tanto o deputado Marcelo Freixo (PSOL) quanto o senador Marcelo Crivella (PRB), que disputam a Prefeitura do Rio de Janeiro, deixaram de lado o clima amistoso do primeiro debate do segundo turno, quando focaram em propostas e diferenças no programa um do outro, e trocaram agressões desde a primeira pergunta no debate desta terça-feira (18), promovido por UOL, Rede TV! e "Veja". Os candidatos chegaram a trocar ofensas em alguns momentos, como "covarde" e "irresponsável".

Freixo começou perguntando a Crivella sobre o livro do candidato do PRB quando foi missionário na África, em que cita "doutrinas demoníacas" que seriam praticadas por católicos, e o episódio em que um pastor da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), da qual o candidato é bispo licenciado, chutou imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Em sua resposta, Crivella acusou Freixo de ter envolvimento com black blocs e disse que o candidato não se conforma por ter menos votos. "Os black blocs, sob seu comando, têm as mãos sujas de sangue, já mataram um trabalhador covardemente pelas costas", disse o senador.

O senador, por sua vez, acusou Freixo de ter relações com a ativista Sininho e a ex-deputada Janira Rocha, denunciada pelo Ministério Público por improbidade administrativa. Ele citou também as relações do deputado com o governo dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. "Ao seu lado, Freixo, estão o PT e PCdoB, que protagonizaram os maiores escândalos de corrupção do país, quase quebraram a Petrobras, e você não se responsabiliza por eles", afirmou, chamando o deputado de "covarde".

Mariana Godoy dá bronca em plateia durante debate no Rio

Crivella lembrou também as denúncias de que Freixo recebeu doação de campanha de dinheiro arrecadado pela ONG Instituto dos Defensores dos Direitos Humanos, no projeto "Somos Todos Amarildo": "Onde está o dinheiro da viúva do Amarildo?", questionou o senador. "Este dinheiro foi redistribuído, como é que você faz uma denúncia tão grave como essa sem apurar, como é que pode ser tão irresponsável?", rebateu Freixo.

Os candidatos também trocaram acusações sobre o envolvimento com a milícia. Na sexta-feira (14), a ex-vereadora Carminha Jerominha, filha de Jerominho, ex-policial militar preso por chefiar uma das principais milícias da região, declarou apoio a Crivella e desafiou Freixo, a quem chamou de covarde, a visitar o reduto eleitoral da família, na zona oeste.

"Recentemente um grupo miliciano foi para a internet abertamente apoiar você, e você disse que esse apoio era bem-vindo. Por que a milícia está apoiando você?", questionou Freixo. Em sua defesa, o senador disse que o deputado é capaz de "tudo pelo poder". "Você é capaz de dizer que um pai de família, um senador há 15 anos, um homem ficha limpa, tem apoio da milícia. Eu não vou descer o nível, não vou dizer que você é safado, canalha, vagabundo. O povo dirá isso nas urnas", afirmou.

Anthony Garotinho

Um ponto que gerou atrito entre os dois durante todo o debate foram os apoios de cada candidato, em especial a relação de Crivella com o ex-governador Anthony Garotinho (PR). Questionado por Freixo e depois pelo jornalista Maurício Lima, da Veja, sobre a sua relação com o político, Crivella negou que sofra qualquer influência do governador e repetiu quatro vezes em sequência a frase "o Garotinho não vai participar do meu governo", o que não impediu Freixo de continuar citando o ex-governador para atacar o rival.

Alexandre Brum/Estadão Conteúdo
Os candidatos passaram o debate trocando acusações

Freixo citou ainda a presença de Rodrigo Bethlem --envolvido em denúncias de corrupção na gestão de Eduardo Paes-- na campanha do senador. Como resposta, Crivella disse que o rival, como pessoa ligada aos direitos humanos, não deveria fazer acusações sem provas.

"A verdade é que ele [Rodrigo Bethlem] não vai participar do meu governo, ele nunca me pediu isso. Eu o convidei, ele está vivendo um momento difícil da vida dele e vai responder para a Justiça", afirmou Crivella sobre o aliado.

Os dois também fizeram críticas aos programas de governo um do outro. Enquanto Freixo disse que o programa do senador é muito enxuto, impedindo "qualquer aprofundamento", Crivella disse que o deputado trabalha com o mundo das ideias e que seu governo terá base técnica.

Crivella terminou o primeiro turno com 27,8% dos votos válidos, seguido por Freixo, que obteve 18,37%. De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14), o senador tem 48% das intenções de voto; Freixo (PSOL) registrou 25%.

Segundo a pesquisa, 19% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo. Outros 8% afirmaram não saber em quem votar. Considerando apenas as intenções de votos válidos, que excluem brancos e nulos, Crivella tem 66%, contra 34% de Freixo.

O próximo --e último-- debate entre os dois candidatos acontece na sexta-feira (28) anterior às eleições, na TV Globo.

Veja o 1º bloco do debate entre Crivella e Freixo na RedeTV!

Veja o 2º bloco do debate entre Crivella e Freixo na RedeTV!

Veja o 3º bloco do debate entre Crivella e Freixo na RedeTV!

Veja o 4º bloco do debate entre Crivella e Freixo na RedeTV!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos