Na TV em BH, Leite mira em quem anulou voto; Kalil se chama de "3ª via"

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • UOL

    João Leite (PSDB), à esquerda, e Alexandre Kalil (PHS), à direita, candidatos em BH

    João Leite (PSDB), à esquerda, e Alexandre Kalil (PHS), à direita, candidatos em BH

A propaganda eleitoral dos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte no segundo turno voltou a ser exibida na TV nesta sexta-feira (14). Com acordo entre os candidatos João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS), o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) reduziu o tempo dos programas, passando de 40 minutos diários para 20 minutos ou dois blocos de dez minutos para cada candidato.

Além dos dois programas no início da tarde e à noite, Leite e Kalil têm direito a 35 inserções de 30 segundos de duração na TV para cada um.

O primeiro a aparecer foi Leite, o mais votado no primeiro turno, com 33,4% (395.922) dos votos válidos. No programa, ele mirou nas pessoas que não votaram em nenhum candidato no primeiro turno da capital mineira. Esse número superou o total de eleitores que optou por algum dos 11 candidatos no primeiro turno. Em Belo Horizonte, os votos nulos e brancos e as abstenções chegaram a 43,12% (741.915 eleitores).

"Perdemos [nós candidatos] para quem não votou em ninguém", disse Leite na abertura do programa. "Quem sabe, você volta a acreditar, e possamos estar juntos novamente." Sem citar o adversário, Leite ressaltou que é político e que "ninguém governa sozinho".

O tucano ainda comentou sobre seus planos de ampliar o atendimento dos pacientes que dependem de hemodiálise no município e teve imagens divulgadas conversando com pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). "O inimigo a ser vencido é a saúde precária", disse.

"Nojeira"

Já Kalil, que ficou com 26,56% (314.845) dos votos válidos no primeiro turno, manteve o mote bem-sucedido do "antipolítico", também utilizado por João Doria (PSDB) na campanha em São Paulo.

No programa, Kalil conversou com os eleitores, mostrou o estúdio de sua campanha montado em sua residência e voltou a atacar os políticos, também sem citar o nome do adversário. "Essa nojeira que está no país é por causa de campanhas políticas", afirmou Kalil. "Povo, nós vamos mudar tudo isso. Minha campanha vai ser feita aqui [em casa]. Eu sou a terceira via", afirmou.

No restante do programa, foram mostradas imagens do candidato percorrendo vias e cumprimentando populares que, invariavelmente, dirigiam críticas genéricas a políticos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos