Ibope: no Rio, Crivella tem 51% das intenções de voto contra 25% de Freixo

Do UOL, no Rio

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (10) aponta que o senador Marcelo Crivella (PRB) tem 51% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, enquanto o deputado Marcelo Freixo (PSOL) registrou 25%.

Segundo a pesquisa, 21% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo. Outros 3% afirmaram não saber em quem votar.

Considerando apenas as intenções de votos válidos, que excluem brancos e nulos, Crivella tem 67%, contra 33% de Freixo. 

Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 4 e 10 de outubro. A margem de erros é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi contratada pela Rede Globo e registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo  RJ-00933/2016.

Migração de votos

O Ibope também perguntou como vão votar no segundo turno os eleitores que, no primeiro turno, optaram por outros candidatos.

Entre os eleitores que votaram em Pedro Paulo (PMDB), 52% pretendem votar em Crivella, e 19%, em Freixo. Votariam em branco ou anulariam 25%, e 3% estão indecisos.

Marcello Dias/Futura Press/Estadão Conteúdo
Segundo a pesquisa, maioria dos eleitores de Pedro Paulo (à esq.) e Bolsonaro (centro, à esq.) pretende votar em Crivella (à dir.)

Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro (PSC), 67% dizem que vão votar em Crivella e 9% em Freixo. Brancos e nulos somam 19%; indecisos, 5%.

Dos eleitores de Carlos Osorio (PSDB), 47% pretendem votar em Crivella e 19%, em Freixo. Brancos e nulos somam 28%; indecisos, 6%.

Entre os eleitores de Indio da Costa (PSD), 37% vão votar em Crivella e 30%, em Freixo. Brancos e nulos somam 26%; indecisos, 7%.

Na pesquisa completa, divulgada pelo Ibope esta terça (11), não há dados sobre a intenção de voto de eventuais entrevistados que votaram em Jandira Feghali (PCdoB), Alessandro Molon (Rede), Cyro Garcia (PSTU), Carmen Migueles (Novo) e Thelma Bastos (PCO). 

Já entre os que disseram que, no primeiro turno, votaram em branco ou anularam o voto, 34% dizem que, no segundo turno, vão votar em Crivella, e 17%, em Marcelo Freixo. Outros 45% dizem que pretendem votar em branco ou anular novamente, e 4% estão indecisos.

Avaliação de Paes

A pesquisa também avaliou a administração do atual prefeito, Eduardo Paes (PMDB). A administração é considerada regular por 38% dos entrevistados, ruim ou péssima por 34%, ótima ou boa por 26% e outros 2% não souberam ou preferiram não responder.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos