Em BH, Kalil repete "estratégia Doria"; João Leite critica alianças

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Daniel Teobaldo/Estadão Conteúdo

    Os candidatos a prefeito de Belo Horizonte João Leite (PSDB) (à esq.) e Alexandre Kalil (PHS) durante debate promovido pela Band

    Os candidatos a prefeito de Belo Horizonte João Leite (PSDB) (à esq.) e Alexandre Kalil (PHS) durante debate promovido pela Band

No primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte no segundo turno, João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS) adotaram estratégias diferentes e trocaram farpas durante praticamente todo o evento promovido pela Band, na noite desta sexta (7).

Ex-presidente do Atlético Mineiro, Kalil adotou estratégia semelhante à do prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), que faturou a disputa no primeiro turno apostando no discurso "não sou político, sou gestor".

Daniel Teobaldo/Estadão Conteúdo
O candidato do PHS, Alexandre Kalil

Durante todo o debate da Band, Kalil se apresentou como o anti-político e disse que João Leite representa a velha política.

"Não sou político. Não preciso desse conhecimento. Você [oão Leite] só foi jogador de futebol e deputado. Eu trabalhei para cachorro. O que precisa para administrar a cidade é ter alma", afirmou Kalil. "Somos muito diferentes. Vamos acabar com a politicagem. O mundo existe sem o PT e o PSDB", disse Kalil.

Já o ex-goleiro do Galo, disse que o candidato do PHS é apoiado pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), que é suspeito de praticar irregularidades e é investigado na Operação Acrônimo. Pimentel nega.

"Você [Kalil] esteve com o governador Pimentel esta semana e se esconde. Você se esconde do apoio político que recebe do PT", disse Leite.

Daniel Teobaldo/Estadão Conteúdo
O candidato João Leite (PSDB)

"Isso é mentira. Você vive de mentiras e golpes de marketing", afirmou o candidato do PHS.

João Leite terminou o primeiro turno na primeira colocação com 33,4% dos votos válidos. Alexandre Kalil teve 26,5%.

O candidato do PSDB afirmou ainda que Kalil não tem preparo para assumir a prefeitura. "Kalil não sabe. Não conhece a administração pública. Não tem propostas e esconde que é político", disse Leite. "O senhor não sabe o básico para governar Belo Horizonte", afirmou.

Além dos ataques, os candidatos também falaram sobre temas como segurança pública. João Leite propôs armar a Guarda Civil Metropolitana e criar um gabinete integrado com presença da GCM, PM, Polícia Civil, Ministério Público e Tribunal de Justiça. Já Kalil afirmou que não dá para "sonhar com gabinete" e sugeriu "equipar e botar polícia na rua". 

Assista ao primeiro bloco do debate

Assista ao segundo bloco do debate

Assista ao terceiro bloco do debate

Assista ao quarto bloco do debate

Assista ao quinto bloco do debate

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos