PSDB libera seus filiados para votarem em Crivella no 2º turno do Rio

Do UOL, em São Paulo

  • Gustavo Serebrenick/Brazil Photo Press/Ag. O Globo

    PSDB de Carlos Osorio (à direita) liberou seus filiados para votarem em Marcelo Crivella

    PSDB de Carlos Osorio (à direita) liberou seus filiados para votarem em Marcelo Crivella

A Comissão Executiva Municipal do PSDB no Rio de Janeiro divulgou nota nesta tarde de sexta-feira (7) em quem libera seus filiados "apoiarem a candidatura de Marcelo Crivella (PRB)" no 2º turno das eleições na cidade.

Os tucanos cariocas decidiram não aderir oficialmente "a qualquer dos candidatos". Apesar disso, a nota afirma que o PSDB é "antagônico ao projeto projeto político-ideológico do PSOL e seus aliados, razão pela qual rejeita a presente candidatura". O texto não cita o nome do candidato Marcelo Freixo (PSOL), adversário de Crivella.

Os tucanos disputaram a Prefeitura do Rio de Janeiro com o candidato Carlos Osorio, que ficou em 6º lugar, com 8,62% dos votos válidos. Ele obteve exatos 261.386 votos no 1º turno.

Em seu perfil no Facebook, Osorio comentou a decisão de seu partido: "Ficaremos neutros para garantir nossa independência na defesa dos interesses do Rio contra qualquer tipo de radicalismo."

Apoios formais

Até o presente momento, nenhum partido formalizou apoio a Crivella, que está em negociações com PSD e com outros partidos para ampliar seu arco de alianças.

Pedro Paulo (PMDB), terceiro colocado no primeiro turno, com 16,12% dos votos válidos, já disse ver "extrema incompatibilidade" com as candidaturas que foram para o segundo turno. Ao mesmo tempo, tanto Crivella quanto Freixo já declararam que não vão buscar apoio do candidato, mas o senador do PRB admite que deve procurar vereadores do PMDB.

Por sua vez, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), pai do candidato Flávio Bolsonaro, já anunciou que vai votar em Crivella.

Na segunda (4), o presidente do PSB, Carlos Siqueira, anunciou apoio a Freixo, mas o partido --que teve Hugo Leal como vice na chapa de Indio da Costa -- ainda não fechou posição sobre a eleição no Rio.

O PT, o PSTU e integrantes da Rede anunciaram formalmente na quarta (5) apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSOL).

Em parceria com o serviço de verificação de discursos políticos "Aos Fatos" (http://aosfatos.org/), o UOL terá na sexta-feira (7) um serviço de checagem de fatos em tempo real do debate da Band com os candidatos que foram para o segundo turno na corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O debate começa às 22h.

Leia a nota do PSDB carioca na íntegra:

Considerando a exitosa campanha do PSDB Carioca no 1º turno das eleições municipais na cidade do Rio de Janeiro, em que o candidato Osorio – 45 - teve desempenho digno de todo aplauso, revelando a possibilidade de um novo quadro para projetos futuros em nosso Estado, reforçado, ainda, pela eleição de excelente bancada de 3 (três) vereadores;
Considerando a realização do 2º turno das eleições;

O PSDB Carioca, reuniu nesta 6ª feira (7/10), na sede do PSDB, a Comissão Executiva Municipal ampliada e decidiu que, sob o ponto de vista institucional, não irá aderir a qualquer dos candidatos, tendo em vista as divergências locais da campanha de 1º turno. Registre-se que o PSDB é antagônico ao projeto político – ideológico do PSOL e seus aliados, razão pela qual rejeita a presente candidatura.

Assim posto, libera seus quadros filiados, bem como seus parlamentares, para, em seu próprio nome, apoiarem a candidatura de Marcelo Crivella ou simplesmente exercitarem seu voto na urna.

O PSDB Carioca segue unido na luta pelo ideário da social democracia.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos