Candidatos de BH pedem corte de tempo e adiamento do início da propaganda

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • UOL

    João Leite (PSDB), à esquerda, e Alexandre Kalil (PHS), à direita

    João Leite (PSDB), à esquerda, e Alexandre Kalil (PHS), à direita

Os candidatos João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS), que disputam a Prefeitura de Belo Horizonte no segundo turno, em 30 de outubro, se uniram nesta sexta-feira (7) e pediram juntos ao TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais)  que a corte reduza pela metade a propaganda eleitoral na TV, passando-a de 40 minutos diários para 20 minutos. Os candidatos solicitaram também que a propaganda partidária tenha início somente na sexta-feira (14).

A assessoria de Leite informou que houve uma avaliação das duas candidaturas de que dez minutos de TV por dia para cada candidato é um tempo suficiente para a apresentação das propostas de governo.O UOL tentou entrar em contato com a assessoria de Kalil, mas as ligações feitas no celular da assessoria às 13h20, 13h30 e 13h50, não foram atendidas.

Os pedidos de mudança na propaganda já aconteceram em pelo menos duas capitais Rio de Janeiro e Recife. Na primeira, a Justiça não acatou o pedido; na segunda, o acordo foi aceito.

Pelo acordo protocolado no TRE-MG,  os candidatos pedem a redução pela metade do tempo de propaganda de cada um na TV, que é de 20 minutos por bloco, dez minutos para cada um no horário do almoço e outros dez minutos à noite. Assim, o tempo de propaganda diária iria cair de 40 minutos para 20 minutos

João Leite e Alexandre também pediram ao TRE-MG que o início da propaganda seja adiado para a próxima sexta-feira (14), com as pequenas inserções diárias que somariam 35 minutos para cada um deles. Pela legislação, as inserções deveriam começar neste domingo (9).

De acordo com a solicitação, os dois blocos de dez minutos de propaganda diária de cada um só teriam início na segunda-feira (17).

A decisão do presidente da Comissão de Propaganda Eleitoral de Belo Horizonte, deve sair ainda nesta sexta-feira (7), de acordo com a assessoria da corte.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos