Quem os cinco vereadores mais votados do Rio vão apoiar no 2º turno?

Gabriela Voskelis

Do UOL, no Rio

  • Arte/UOL

    Da esquerda para a direita, o vereadores mais votados do Rio: Carlos Bolsonaro, Tarcísio Motta, Cesar Maia, Rosa Fernandes e Marielle Franco

    Da esquerda para a direita, o vereadores mais votados do Rio: Carlos Bolsonaro, Tarcísio Motta, Cesar Maia, Rosa Fernandes e Marielle Franco

Na reta final da disputa para a Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL) negociam com os partidos que foram desbancados no primeiro turno apoio a suas candidaturas.

Até a publicação desta reportagem, Freixo já havia conquistado a parceria dos ex-candidatos Jandira Feghali (PCdoB) e Alessandro Molon (Rede), além do apoio do PT e do PSB. Já Crivella não chegou a fechar alianças, apesar de ter participado de reuniões em Brasília com representantes do PSDB e do PSD, sem sucesso.

O UOL ouviu os cinco vereadores mais votados no último domingo (2) para saber quem os parlamentares –dois deles eleitos pela primeira vez—apoiarão na segunda fase da corrida eleitoral:

Reprodução/TV Câmara do Rio

Carlos Bolsonaro (PSC), 106.657 votos

Segundo a assessoria de imprensa do vereador reeleito pela quarta vez, Bolsonaro afirmou que não deve apoiar nenhum dos dois candidatos. Porém, não deve votar nulo nem branco e também não votará em Freixo. O irmão de Bolsonaro, Flávio, disputou a prefeitura, mas ficou em quarto lugar, com 14% dos votos. A reportagem solicitou entrevista com o vereador por três vezes, nos dias 4 e 5 de outubro, mas não obteve resposta da assessoria.

Reprodução/Facebook

Tarcísio Motta (PSOL), 90.473 votos

Eleito vereador pela primeira vez, Tarcísio é um dos coordenadores da campanha de Marcelo Freixo. "Ele construiu um programa que ouviu vários movimentos sociais, tem o melhor projeto para transformar a cidade em um local mais justo e democrático. Esperamos construir uma administração que governe com as pessoas", afirmou.

Carlos Monteiro/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo

Cesar Maia (DEM), 71.468 votos

Terceiro mais votado, o vereador reeleito Cesar Maia afirmou ainda não ter se decidido sobre o candidato que apoiará. "Só vou pensar nisso na semana da eleição, depois de acompanhar os programas, os debates e as pesquisas. Vou avaliar os riscos que a cidade, o carioca e a prefeitura vão enfrentar com um e outro", disse o ex-prefeito do Rio.

Reprodução/Facebook

Rosa Fernandes (PMDB), 57.868 votos

Rosa se elegeu com folga para seu sétimo mandato consecutivo. Correligionária de Pedro Paulo, que ficou em terceiro lugar na corrida para a prefeitura, ela diz ainda não saber quem apoiará e espera uma orientação do partido. "Tenho que ouvir um pouco a comunidade. Tenho preferência pelo subúrbio, pelo candidato que me der o convencimento de que aquela região vai continuar sendo assistida", afirmou.

Reprodução/Facebook

Marielle Franco (PSOL), 46.502 votos

Marielle também estreará pelo PSOL na Câmara. Ela declara seu apoio a Freixo argumentando que ele luta por uma "cidade menos desigual". "Uma cidade que comporte pautas das mulheres, para as favelas e para a negritude, que é algo que eu acredito no processo democrático", disse.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos