Em enquete de site de Doria, eleitores pedem mais ciclovias

Fabiana Maranhão

Do UOL, em São Paulo

  • Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo - 3.out.2016

    O prefeito eleito de São Paulo, João Doria, fala com jornalistas um dia após eleições

    O prefeito eleito de São Paulo, João Doria, fala com jornalistas um dia após eleições

Em uma das enquetes disponíveis no site da campanha do prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), eleitores pedem a ampliação das ciclovias na cidade. Em entrevistas que tem dado desde que foi eleito, no domingo (2), Doria repete que as ciclovias serão preservadas "onde tem movimento" e removidas onde "não são utilizadas".

No site, há seis perguntas sobres temas como mobilidade urbana, saúde, educação e inclusão digital, cada uma com três opções possíveis de respostas. Sobre as ciclovias, a pergunta é: "O que deve ser feito quando falamos de ciclovias?".

Duas de cada três pessoas (67%) que responderam a enquete opinaram que as ciclovias deveriam ser mantidas como estão e ampliadas. Para outras 32%, o ideal seria "avaliar, manter o que não prejudique os comércios locais e ampliar de forma planejada". Só 1% respondeu que deveria "manter como está e não fazer mais".

A reportagem do UOL fez a consulta do resultado na terça-feira (5), por volta das 18h30. Até aquele momento, 6.362 pessoas tinham respondido essa pergunta.

Reprodução
Segundo enquete, 67% das pessoas que responderam querem mais ciclovias

A reportagem enviou e-mail, no começo da tarde de ontem, para três contatos da assessoria de comunicação da campanha de Doria, para saber se o prefeito eleito pretende incorporar no seu plano de governo as sugestões dadas pelos eleitores por meio da enquete. Ninguém respondeu até a publicação deste texto matéria.

A ampliação das ciclovias foi uma das principais bandeiras da gestão do atual prefeito, Fernando Haddad (PT). A medida foi alvo de críticas por causa da falta de um planejamento mais cuidadoso antes da implantação das vias exclusivas para bicicletas.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a capital paulista possui atualmente 464 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

Fabio Braga/Folhapress
Ciclistas deitam no chão em ato em frente à casa de Doria

Nesta quarta-feira (5), cicloativistas fizeram o primeiro protesto contra Doria. A manifestação pacífica reuniu cerca de 50 ciclistas que pedalaram da avenida Paulista até a frente da casa de Doria, na região dos Jardins.

Doria foi eleito logo no primeiro turno das eleições municipais, feito inédito na capital paulista desde a redemocratização. Ele recebeu cerca de 3,1 milhões de votos (53,29%). Fernando Haddad teve 967 mil votos (16,7%).

Reprodução
De acordo com enquete, 11% dizem que retornar à antiga velocidade nas marginais melhoraria a mobilidade urbana

Velocidade nas marginais

Outra questão que aparece na enquete é "Como podemos melhorar a mobilidade urbana?". Até as 18h30 de terça-feira, 4.622 pessoas tinham respondido essa pergunta.

Para 45% delas, a melhor opção é "deixar a frota de ônibus 100% automática, com wi-fi gratuito e ar-condicionado". Essa é uma das propostas que constam no plano de governo de Doria.

Outras 44% optaram pela "concessão de corredores de ônibus para que haja mais qualidade", que também é um dos projetos que o prefeito eleito pretende implantar durante seu governo.

Apenas 11% escolheram a resposta "diminuição de radares e retornar à velocidade antiga das marginais". Doria tem dito que uma das suas primeiras medidas, logo depois que assumir a prefeitura, será revogar a redução da velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê.

Há pouco mais de um ano, a gestão Haddad determinou a redução da velocidade de 90 km/h para 70 km/h na pista expressa, de 70 km/h para 60 km/h na pista central, e de 60 km/h para 50 km/h na pista local. A medida foi criticada pelos motoristas, mas, segundo o governo municipal, a redução contribuiu para a diminuição na quantidade de acidentes.

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