Na cidade natal de Temer, prefeito que homenageou presidente é derrotado

Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

    David, no destaque, ao lado de Temer

    David, no destaque, ao lado de Temer

O prefeito de Tietê (SP), Manoel David (PSD), passou os quatro anos de mandato valorizando a proximidade com o presidente Michel Temer (PMDB), filho mais famoso da cidade, mas isso não foi o suficiente para leva-lo à reeleição neste domingo (2). Ele obteve 41% dos votos e ficou atrás do candidato Vlamir Sandei (PSDB), que recebeu 47%.

Quando Temer ainda era vice-presidente, David mandou instalar na praça Dr. Elias Garcia, a principal da cidade, uma placa em que homenageava o peemedebista. O monumento tem inscrito o poema "O Relógio", do livro "Anônima Intimidade", do agora presidente.

O poema faz referência a um antigo relógio que a família Temer possuía em Tietê, onde o peemedebista viveu até a adolescência. O presidente, que visita a cidade com frequência, compareceu à cerimônia de inauguração da placa em 2013.

Na eleição de 2016, David, apoiador do impeachment de Dilma Rousseff (PT), contou com a participação do PMDB de Temer em sua coligação, composta por 11 partidos. E divulgou mensagens de apoio gravadas pelo presidente.

O peemedebista nasceu em Tietê em 23 de setembro de 1940. A cidade tem 40 mil habitantes e fica 143 km a noroeste de São Paulo.

Sandei, com uma aliança menor, de seis partidos, reforçou em sua propaganda eleitoral o fato de ser do mesmo partido do governador Geraldo Alckmin (PSDB). 

Para Sandei, a amizade com o presidente não é exclusividade do prefeito. "Fui delegado de polícia quando o Temer era secretário estadual da Segurança Pública e, na época, criamos uma Delegacia Seccional aqui. Acima de tieteense, ele é presidente da República. Qualquer um que assuma o cargo de prefeito aqui terá seu apoio", afirmou o tucano ao jornal "O Estado de S.Paulo" durante a campanha.

Leia mais

UOL Cursos Online

Todos os cursos