De 92 cidades possíveis, 56 terão segundo turno para prefeito

Do UOL, em São Paulo

  • Alan Marques/Folhapress

Os eleitores de 56 cidades ainda não sabem qual será o prefeito do seu município. A disputa nelas foi para o segundo turno. O país tem 92 municípios onde isso é possível: a lei determina que isso ocorra nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Nas eleições de 2012, 50 cidades tiveram 2º turno, ou seja, cinco a menos que neste ano.

Inicialmente, só 55 cidades teriam segundo turno. No entanto, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) modificou os resultados das eleições para prefeito em cinco municípios do Estado do Rio. Em Nova Iguaçu, no Grande Rio, os 157.986 votos de Rogério Lisboa (PR) foram validados. Com isso, haverá segundo turno e ele disputará a vaga para a prefeitura com Bornier (PMDB), que teve 131.531 votos.

O segundo turno é disputado quando ninguém atinge mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e nulos). Neste ano, isso aconteceu em 56 das 92 cidades.

São Paulo é o Estado com maior número de municípios com 2º turno: 14. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com sete. Ainda no Sudeste, onde havia a possibilidade de nova consulta nas urnas em 50 cidades, o Espírito Santo contabiliza quatro, e Minais Gerais, três.

No Nordeste, de 16 cidades possíveis, serão 10 com nova votação, sendo quatro em Pernambuco, duas no Ceará, e uma na Bahia, Maranhão, Alagoas e Sergipe. Na região Norte, oito municípios poderiam ter segundo turno, mas isso só ocorrerá em quatro delas.

No Centro-Oeste, são apenas quatro de cinco cidades - duas em Goiânia, e uma no Mato Grosso e outra no Mato Grosso do Sul. Por fim, o Sul do Brasil contabiliza dez municípios com 2º turno, de 13 possíveis: são quatro no Rio Grande do Sul e três no Paraná e Santa Catarina.

Entre as capitais, haverá novo pleito nas seguintes cidades: Rio de Janeiro ,Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Manaus, Recife, Porto Alegre, Belém, Goiânia, São Luís, Campo Grande, Maceió, Cuiabá, Aracaju, Porto Velho, Florianópolis, Macapá e Vitória.

Abaixo, a lista completa de cidades com 2º turno:

Região Norte:

Belém (PA)
Manaus (AM)
Porto Velho (RO)
Macapá (AP)

Região Nordeste:

Vitória da Conquista (BA)
Recife (PE)
Jaboatão dos Guararapes (PE)
Olinda (PE)
Caruaru (PE)
Fortaleza (CE)
Caucaia (CE)
São Luís (MA)
Maceió (AL)
Aracaju (SE)

Região Centro-Oeste:

Goiânia (GO
Anápolis (GO)
Campo Grande (MS)
Cuiabá (MT)

Região Sudeste:

Guarulhos (SP)
São Bernardo do Campo (SP)
Santo André (SP)
Osasco (SP)
Sorocaba (SP)
Ribeirão Preto (SP)
Diadema (SP)
Mauá (SP)
Jundiaí (SP)
Bauru (SP)
Franca (SP)
Guarujá (SP)
Taubaté (SP)
Suzano (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
São Gonçalo (RJ)
Duque de Caxias (RJ)
Niterói (RJ)

Nova Iguaçu (RJ)
Petrópolis (RJ)
Volta Redonda (RJ)
Belo Horizonte (MG)
Contagem (MG)
Juiz de Fora (MG)
Vila Velha (ES)
Serra (ES)
Cariacica (ES)
Vitória (ES)

Região Sul:

Curitiba (PR)
Maringá (PR)
Ponta Grossa (PR)
Porto Alegre (RS)
Caxias do Sul (RS)
Canoas (RS)
Santa Maria (RS)
Joinville (SC)
Florianópolis (SC)
Blumenau (SC)

UOL Cursos Online

Todos os cursos