Candidatos em Curitiba 'perdem' para brancos, nulos e abstenções

Do UOL, em São Paulo

  • RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

    Greca, que terminou em primeiro, obteve 356 mil votos

    Greca, que terminou em primeiro, obteve 356 mil votos

Na busca pela Prefeitura de Curitiba, os dois candidatos que disputarão o segundo turno, Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD), terão que tentar convencer os eleitores que preferiram não votar em ninguém neste domingo (2).

Greca, que terminou em primeiro, obteve 356 mil votos; Leprevost teve 219 mil. A soma de abstenções, votos brancos e nulos chegou a 360 mil eleitores.

Neste domingo, deixaram de votar 212 mil eleitores curitibanos (16,4%). O total de votos nulos foi de 96,7 mil (9%) e em branco, 51,5 mil (4,8%).

RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Leprevost, que terminou em segundo, recebeu 219 mil votos

Considerando apenas os votos válidos (que excluem abstenções, brancos e nulos), Greca obteve 38,4% contra 23,7% de Leprevost. O atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), terminou em terceiro, com 20%.

Logo após o resultado, Greca agradeceu ao "eleitorado curitibano que me distinguiu com o seu voto". "Agora vou tentar ouvir a população na segunda fase da campanha para melhorar ainda mais o meu plano de erguer a Prefeitura de Curitiba e a cidade de Curitiba", disse.

Leprevost também agradeceu a ida ao segundo turno e aproveitou para pedir votos aos eleitores que haviam escolhido os candidatos derrotados. "Vamos continuar fazendo uma campanha limpa. Vamos buscar os votos de todos os que escolheram outros candidatos, os indecisos, quem anulou e quem quer ver Curitiba bem cuidada a partir de 2017", afirmou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos