Atuais prefeito e vice de Fortaleza disputam 2º turno, mas em lados opostos

Colaboração para o UOL

  • Jarbas Oliveira/UOL

    Em 2013, Gaudencio Lucena (à esq.) tomou posse ao lado de Roberto Claudio (centro)

    Em 2013, Gaudencio Lucena (à esq.) tomou posse ao lado de Roberto Claudio (centro)

Em 2012, eles estavam juntos. Agora, separados e em lados opostos. Para ser reeleito, o atual prefeito de Fortaleza (CE)Roberto Claudio (PDT), 41, precisa vencer no segundo turno seu atual vice, Gaudêncio Lucena (PMDB), agora candidato a vice em outra chapa --ao lado de Capitão Wagner (PR), 37. 

Com 100% das urnas apuradas, Roberto Claudio obteve 40,81% dos votos válidos, contra 31,15% de Capitão Wagner. 

Contando com a presença constante do ex-presidente Lula em sua campanha, a petista Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza entre 2005 e 2012, foi preterida na disputa, assim como os candidatos Heitor Férrer (PSB), Ronaldo Martins (PRB), João Alfredo (PSOL), Francisco Gonzaga (PSTU) e Tin Gomes (PHS).

Propostas

Claudio é médico sanitarista e teve sua administração bem avaliada nas últimas pesquisas feitas pelo Ibope. Ele tem como candidato a vice o deputado federal Moroni Torgan (DEM). Em sua chapa, além de PDT e DEM, estão reunidos 16 partidos (PP, PEN, PSC, PSDC, PRTB, PTC, PPS, PTN, PPL, PSL, PV, PTB, PSD, Pros, PMB e PCdoB), o que lhe rendeu grande tempo de propaganda eleitoral em TV e rádio.

Ele foi eleito deputado estadual no Ceará em duas eleições seguidas: 2006 e 2010. Foi eleito prefeito em 2012 com 650 mil votos. Na época, pertencia ao PSB e venceu, no segundo turno, Elmano de Freitas (PT). Sua campanha se pauta na continuidade dos projetos e programas do primeiro mandato, como a construção de mais moradias para população de baixa renda pelo "Minha Casa, Minha Vida".

Jarbas Oliveira/ Estadão Conteúdo
Capitão Wagner é militar reformado e apostou no tema "segurança pública" na campanha

O deputado estadual Wagner Sousa Gomes, conhecido como capitão Wagner, é militar reformado. Sua chapa tem apoio de PR, PMDB, PSDB e Solidariedade. Foi eleito vereador de Fortaleza em 2012 e deputado estadual em 2014. 

Ele levanta o debate sobre segurança pública nesta eleição. Diz que, embora o tema seja de competência do governo do Estado, a prefeitura pode dar sua contribuição por meio da guarda municipal e da instalação de videomonitoramento, por exemplo. 

Segurança pública é principal desafio

O próximo prefeito vai comandar uma cidade de 2,6 milhões de habitantes, com PIB de R$ 49 bilhões, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2013.

A principal preocupação do chefe do Executivo municipal deve ser com relação à segurança pública. A cidade está em primeiro lugar no ranking de capitais com a maior taxa de mortes provocadas por arma de fogo no país. São 81 mortes para cada cem mil habitantes, conforme o Mapa da Violência de 2016. A capital ainda teve de enfrentar uma série de ataques a ônibus e forças de segurança em julho deste ano.

(Com agências de notícias)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos