Tucano e atual prefeito vão ao 2º turno em Santo André

Colaboração para o UOL

  • Montagem UOL

    À esquerda, Paulinho Serra (PSDB), que disputará o 2º turno contra Carlos Grana (PT)

    À esquerda, Paulinho Serra (PSDB), que disputará o 2º turno contra Carlos Grana (PT)

O ex-vereador Paulinho Serra (PSDB) e o e o atual prefeito, Carlos Grana (PT), vão disputar o segundo turno da eleição para a Prefeitura de Santo André, a quinta maior cidade do Estado de São Paulo

Com quase 100% das urnas apuradas, Serra obteve 35,9% dos votos válidos contra 20,3% de Grana. Dr. Aidan (PSB) terminou em terceiro com 17%.

Serra, 43 anos, é economista e bacharel em direito. Foi por dois mandatos seguidos, de 2005 até 2012, vereador em Santo André. Em 2013, quando era filiado ao PSD, foi secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos do governo Carlos Grana. Deixou o cargo no ano passado, quando se filiou ao PSDB e revelou ser pré-candidato a prefeito.

Grana, 50 anos, tem uma vida política ligada ao sindicalismo. O político ocupou cargos na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e também da CUT (Central Única dos Trabalhadores), onde foi secretário-geral entre 2000 e 2003. Foi ainda presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos entre 2004 e 2010. Em 2010, conseguiu se eleger deputado estadual. Dois anos depois, foi o mais votado para a prefeitura de Santo André.

PT perde força no ABC

Santo André é uma das poucas esperanças do PT na região metropolitana de São Paulo. Antes das eleições deste ano, o partido ocupava 6 das 36 prefeituras da Grande São Paulo.

Como não possui emissoras de TV, a campanha eleitoral de Santo André se deu no rádio. Quatro emissoras transmitiram o horário eleitoral gratuito.

Quem vencer a eleição, vai governar a quinta maior cidade do Estado com 676.407 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, e o décimo PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 25,027 bilhões, de acordo com dados do IBGE de 2013.

O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) da cidade é 0,815 (a média nacional é 0,727), pelos dados de 2010, o que coloca o município como o sétimo no Estado neste quesito. Este mesmo levantamento mostra que o município tem expectativa de vida de 76 anos e renda per capita de R$ 1.304,31.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos