Lula vota no ABC e alfineta Doria: "SP não merece um aventureiro"

Flávio Costa

Do UOL, em São Bernardo do Campo (SP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou por volta das 11h30 na escola José Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Ele chegou acompanhado de Tarcisio Secoli (PT), candidato à prefeitura de São Bernardo, do atual prefeito da cidade Luiz Marinho e da mulher, Dona Marisa Letícia.

O petista chegou a fazer transmissões ao vivo em sua página do Facebook após ser tietado pela população.

Durante entrevista coletiva após o voto, Lula declarou seu apoio a Secoli sem deixar de alfinetar o candidato a prefeitura de São Paulo pelo PSDB, João Doria, afirmando que a cidade "não merece um aventureiro".

"São Paulo não pode correr o risco de não reeleger um candidato da qualidade de um Fernando Haddad para eleger um aventureiro sobre o qual não se sabe nada. São Paulo não merece isso", disse Lula. Ele ainda comparou Doria ao ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Lula disse também que o PT sairá fortalecido após as atuais eleições. "O PT ainda vai surpreender muita gente. O PT enfrenta uma crise há anos. Sempre nadou contra a maré. Se enganam aqueles que pensam que podem acabar com o PT."

Quando chegou, o ex-presidente cumprimentou e tirou fotos com dezenas de pessoas, mas ouviu gritos de protesto de alguns manifestantes. Um deles chegou a bater boca com Marinho.

Ao se dirigir à sala 14 para votar, o ex-presidente ouviu gritos de "ladrão" dirigidos por pelo menos duas pessoas, mas também foi bastante aplaudido.

"Estamos passando por mais um momento de construção de democracia no país. Tem muita gente que tenta passar a ideia que tem muita eleição no Brasil. Para mim quando mais eleição tiver só ajuda as pessoas a aprender a votar e a corrigir enganos."

Lula afirmou também que se fosse candidato a prefeito em São Paulo ele iria "polarizar nacionalmente a eleição. Iria confrontar uma estrela guia com os tucanos, que são aves que comem os passarinhos de outras aves". 

O ex-presidente afirmou não acreditar que os fatos investigados pela Operação Lava Jato tenham "tanta influência" sobre as eleições municipais.

O industriário pernambucano Amaro Francisco, 49, acordou cedo para ver o ex-presidente. "Ele foi o melhor presidente que já teve. Ele não pode ser preso. Estão armando para ele", disse o morador de Cabo de Santo Agostinho (PE), que passa os dias em São Bernardo do Campo, onde mora a irmã.

Lula vota sob aplausos e xingamentos

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos