Roberto Claudio (PDT) e Capitão Wagner (PR) disputam 2º turno em Fortaleza

Colaboração para o UOL

  • Reprodução/Facebook

    O atual prefeito, Roberto Claudio (PDT), e Capitão Wagner (PR) disputam o 2º turno

    O atual prefeito, Roberto Claudio (PDT), e Capitão Wagner (PR) disputam o 2º turno

O atual prefeito, Roberto Claudio (PDT), 41, vai disputar o segundo turno com Capitão Wagner (PR), 37, em Fortaleza (CE)

Contando com a presença constante do ex-presidente Lula em sua campanha, a petista Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza entre 2005 e 2012, foi preterida na disputa, assim como os candidatos Heitor Férrer (PSB), Ronaldo Martins (PRB), João Alfredo (PSOL), Francisco Gonzaga (PSTU) e Tin Gomes (PHS).

Com 100% das urnas apuradas, Roberto Claudio obteve 40,81% dos votos válidos contra 31,15% de Capitão Wagner. Luizianne Lins terminou em terceiro com 15,06%.

Claudio teve sua administração bem avaliada nas últimas pesquisas feitas pelo Ibope. Claudio é médico sanitarista e tem como vice o deputado federal Moroni Torgan (DEM). Em sua chapa, além de PDT e DEM, estão reunidos 16 partidos (PP, PEN, PSC, PSDC, PRTB, PTC, PPS, PTN, PPL, PSL, PV, PTB, PSD, Pros, PMB e PCdoB), propiciando grande tempo de propaganda eleitoral em TV e rádio.

Capitão Wagner é militar reformado. O vice em sua chapa é o atual vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena (PMDB). A chapa tem apoio de PR, PMDB, PSDB e Solidariedade.

O próximo prefeito vai comandar uma cidade de 2,6 milhões de habitantes, com PIB de R$ 49 bilhões segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2013.

A principal preocupação do chefe do Executivo municipal deve ser com relação à segurança pública. A cidade está em primeiro lugar no ranking de capitais com a maior taxa de mortes provocadas por arma de fogo no país. São 81 mortes para cada cem mil habitantes, conforme o Mapa da Violência de 2016. A capital ainda teve de enfrentar uma série de ataques a ônibus e forças de segurança em julho deste ano.

Últimas pesquisas antes da eleição

Nas pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no sábado (), véspera da eleição, Roberto Cláudio apareceu na frente, com Capitão Wagner em segundo, indicando um cenário de segundo turno entre os dois candidatos.

No Ibope, considerando os votos válidos, os números foram: Roberto Cláudio, 38%; Capitão Wagner, 30%; Luizianne, 19%; Férrer, 7%; Martins, 4%; Alfredo, 1%; Tin Gomes, 1%. Francisco Gonzaga não pontuou. A margem de erro era de três pontos, para mais e para menos. No total de votos entre os entrevistados, como mostra o gráfico abaixo, Roberto Cláudio apareceu na frente, com 34%. Capitão Wagner teve 28% das intenções de voto.

No Datafolha, com margem de erro de dois pontos para mais e para menos, Roberto Cláudio ficou com 39% dos votos válidos; Capitão Wagner, 31%; Luizianne, 17%; Férrer, 7%; Ronaldo Martins, 4%; e João Alfredo, 2%. Francisco Gonzaga e Tin Gomes não pontuaram. Roberto Cláudio também apareceu na frente no total de votos, com 36% dos votos contra 28% de Wagner. Confira a evolução no gráfico abaixo.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos