Resultado em Curitiba mostra eleitor testando opções, dizem analistas

Do UOL, em São Paulo

O resultado da eleição municipal em Curitiba mostra que o eleitor decidiu testar opções, afirmaram analistas durante ao vivo do UOL. Na capital paranaense, haverá segundo turno entre o engenheiro e ex-ministro Rafael Greca (PMN) e o deputado estadual Ney Leprevost (PSD).

"O eleitor está testando várias opções, não está satisfeito com o que é tradicional", avalia Denilde Oliveira Holzhacker, cientista política e professora da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), de São Paulo. 

Segundo o colunista do UOL Josias de Souza, uma característica das eleições municipais no Brasil é que o eleitor não se "prende a partido". "O eleitor brasileiro se guia pelo candidato. É uma deficiência nossa; temos 28 partidos com representação no Congresso, com registro no TSE, mais de 30", critica.

Com 100% das urnas apuradas, Greca obteve 38,4% dos votos válidos contra 23,7% de Leprevost. O atual prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), terminou em terceiro com 20%.

"É muito surpreendente que o Fruet tenha um desempenho tão precário. [Apesar de que] ele não fez uma administração realizadora, de grandes obras", avalia Josias.

O colunista diz ter ficado surpreso também com o desempenho de Rafael Greca, que se envolveu em uma polêmica em uma sabatina realizada no dia 22, quando ele afirmou que já "vomitou com cheiro de pobre".

"Ele fez uma declaração infeliz, teve queda no desempenho que ele tinha, mas me surpreendi porque achei que ia ter um desempenho mais precário que teve", afirma Souza.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos