Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB) vão ao 2º turno em Campo Grande

Colaboração para o UOL

  • UOL

    Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB) estão no 2º turno em Campo Grande

    Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB) estão no 2º turno em Campo Grande

O deputado estadual Marquinhos Trad (PSD), 52, e a vice-governadora do Estado, Rose Modesto (PSDB), 38, vão disputar o segundo turno da eleição para a Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Com 100% das urnas apuradas, Trad obteve 34,6% dos votos válidos contra 26,6% de Modesto. Alcides Bernal (PP) terminou em terceiro com 26%.

Membro de um dos principais clãs políticos da região, o advogado Marcos Marcello Trad iniciou sua carreira política em 2004 ao ser eleito vereador na capital sul-mato-grossense. Em 2005, foi secretário municipal de Assuntos Fundiários na gestão de André Puccinelli (PMDB) e atualmente exerce o seu terceiro mandato como deputado estadual.

Ex-professora, Modesto foi vereadora por dois mandatos na cidade e, em 2014, foi eleita na chapa com Reinaldo Azambuja (PSDB) para o atual cargo. Também ocupa a pasta de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho do governo do Estado. 

'Mini Lava Jato'

Marcada por acusações entre os três principais candidatos --Trad, Modesto e Alcides Bernal (PP), que tentava a reeleição--, Campo Grande teve a campanha com maior número de postulantes a prefeito do país, com 15 concorrentes.

Uma investigação do Ministério Público Estadual envolvendo os três serviu de munição para candidatos e foi o principal assunto durante a disputa. Chamada de "Coffee Break", a operação levantou denúncias de propina e compra de votos.

Durante a campanha eleitoral, Trad foi acusado por Bernal de pagar propina para que vereadores --Modesto entre eles-- tirassem o prefeito do cargo em 2013. Bernal voltou à prefeitura em 2015, após decisão judicial.

Saúde preocupa

Quem vencer vai administrar uma cidade com 864 mil habitantes. Com um PIB per capita de R$ 24,8 mil (de acordo com dados de 2015 do IBGE), Campo Grande tem IDH de 0,784, considerado alto pelo ranking das Nações Unidas.

De acordo com levantamento do Ibope feito durante a campanha eleitoral, para 65% da população a saúde é a área com mais problemas na capital.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos