Eli Corrêa Filho (DEM) e Guti (PSB) vão disputar 2º turno em Guarulhos

Colaboração para o UOL

O deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM), 40, e o vereador Guti (PSB) vão disputar o segundo turno da eleição para a Prefeitura de Guarulhos, segunda maior cidade do Estado de São Paulo. Guti, que é o apelido do vereador Gustavo Henric Costa, surpreendeu e foi o o mais votado do primeiro turno, com 36,6% dos votos válidos; Corrêa obteve 22,3% dos votos. O ex-prefeito e ex-deputado federal Elói Pietá (PT), 72, candidato apoiado pelo atual prefeito, Sebastião Almeida (PT), e favorito no segundo turno, terminou em terceiro, com 19,3%.

Corrêa Filho é radialista e apresenta um quadro de direitos do consumidor no programa de seu pai, Eli Corrêa, na rádio Capital AM. Atualmente, está no seu segundo mandato como deputado federal. Antes, desde 1999, cumpriu três mandatos consecutivos como deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Guti é empresário nos ramos de educação e comércio. Foi eleito vereador e 2008, quando se tornou o mais jovem a ocupar uma cadeira na Câmara dos Vereadores, e foi reeleito em 2012,  

De qualquer forma, seja qual for o vencedor, o município terá seu primeiro prefeito não petista em 16 anos --desde a chapa Nefi Tales (PDT)/Jovino Cândido (PV), que governou até 2000. Sua coligação conta com oito partidos (DEM, PMDB, PRTB, PEN, PSL, PCdoB, PTN e PDT).

Quem vencer vai governar uma cidade de mais de 1,3 milhão de habitantes, segundo dados do IBGE de 2015. Em termos econômicos, Guarulhos está na quarta posição no Estado com PIB de R$ 49 bilhões. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade é 0,763, acima da média nacional (0,727).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos