Biometria avança, e 27% dos eleitores usarão sistema nas eleições de 2016

Do UOL, em Brasília

  • Silva Junior/Folhapress

    Eleitor faz identificação biométrica nas eleições de 2014

    Eleitor faz identificação biométrica nas eleições de 2014

Nas eleições municipais deste domingo (2), quase um a cada três eleitores, ou 27,3% do eleitorado, vai votar usando o sistema de biometria para se identificar na seção eleitoral.

Nestas eleições, 39.386.638 eleitores vão se identificar por meio da biometria. Há pouco mais de 144 milhões de eleitores aptos a votar este ano. 

No total, 2.380 cidades terão urnas biométricas. A cada eleição, os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) de cada Estado indicam quais cidades terão campanhas para o recadastramento dos eleitores por meio da biometria. É dessa forma que novas cidades passam a aderir à tecnologia. Não há um critério único definido.

A biometria será usada em todas as seções eleitorais em 27,66% dos municípios (1.540 cidades). Em 2012, foram 299 municípios (5,37% do total).

Há ainda outros 840 municípios nessas eleições que utilizarão a biometria em apenas uma parte dos locais de votação, ou seja, além do sistema digital haverá a identificação de eleitores também pelo método tradicional, com a apresentação de documentos de identidade.

A biometria usa as impressões digitais do eleitor para fazer sua identificação no momento do voto. As digitais são reconhecidas por um leitor digital e comparadas com o registro no banco de dados da Justiça Eleitoral.

Segundo o TSE, o sistema confere mais segurança à identificação do eleitor, dificultando que uma pessoa se passe por outra no momento do voto.

A identificação por meio da biometria foi lançada pela Justiça Eleitoral em 2008, quando foi utilizada em apenas três cidades: Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC).

Nas eleições de 2010, usaram a biometria cerca de 1,1 milhão de eleitores de 60 cidades em 23 Estados. Em 2012, foram 7,7 milhões de eleitores em 299 municípios e 24 Estados.

Nas eleições de 2014, foram identificados pela biometria 21 milhões de eleitores de todos os Estados e do Distrito Federal, incluindo 15 capitais.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) trabalha para implantar o uso da biometria em todas as seções eleitorais, mas não possui uma estimativa de quando isso deve ser alcançado.

Guia do voto

As urnas ficarão abertas das 8h às 17h. Não é preciso levar o título de eleitor para votar, basta um documento oficial com foto, como o RG, habilitação, passaporte ou carteira de trabalho. O local de votação pode ser consultado no título de eleitor ou no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Não é permitido levar aparelhos eletrônicos como celulares e câmeras fotográficas no momento da votação. 

O eleitor que estiver fora da cidade onde está registrado seu título de eleitor deve justificar o voto. Os locais em que a justificativa pode ser entregue, durante o horário da votação, pode ser consultado no site do TSE. O eleitor também pode justificar o voto até 60 dias depois do 1º turno nos postos da Justiça Eleitoral. A ausência de justificativa pode acarretar pagamento de R$ 3,51 de multa.

Veja aqui a lista com nomes, número de urna e o patrimônio declarado de todos os candidatos do Brasil.

O que faz um vereador?

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos