Alckmin é o maior vencedor das eleições municipais, diz Sakamoto

Do UOL, em São Paulo

Em São Paulo, o empresário João Doria (PSDB) venceu a eleição municipal em primeiro turno, com mais de 53% dos votos, mas foi o governador Geraldo Alckmin (PSDB) o principal ganhador das eleições municipais, na avaliação do blogueiro do UOL Leonardo Sakamoto.

O atual prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), teve cerca de 16,7% dos votos. "A eleição foi terra arrasada para o PT. Já o grande ganhador das eleições foi o Alckmin, mais que o PSDB", analisa Sakamoto.

Doria é o primeiro a se eleger no primeiro turno para a Prefeitura de São Paulo desde a redemocratização. Ele foi uma aposta de Alckmin, que enfrentou a cúpula do PSDB nacional para que Doria pudesse se lançar candidato pelo partido.

Além do apoio do governo estadual, Doria também foi beneficiado pela fragmentação das candidaturas mais aliadas à esquerda, na opinião de Josias de Souza, colunista de política do UOL.

"Essa diluição de candidatos mais identificados com a esquerda prejudicou a candidatura de Haddad e facilitou a vida do João Doria", avalia Souza.

Daniel Teixeira/ Estadão Conteúdo
O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (centro), comemora vitória no 1º turno ao lado do governador Geraldo Alckmin (à esq.)

Trajetória de Doria

Empresário e apresentador de programa de TV, Doria teve uma ascensão surpreendente nas pesquisas de intenção de voto a partir de setembro.

A coligação de Doria, chamada de "Acelera SP", é a maior da eleição paulistana, com 13 partidos. Além dos tucanos, a aliança conta com PPS, PV, PSB, DEM, PMB, PHS, PP, PSL, PT do B, PRP, PTC e PTN. Com isso, Doria teve o maior tempo de propaganda no rádio e na TV no primeiro turno e conseguiu uma arrancada na campanha.

De acordo com o Datafolha, ele tinha somente 5% das intenções de voto no fim de agosto.

Em sua primeira eleição, o empresário procurou dizer que não é político, mas que já ocupou cargos no Executivo. Foi secretário de Turismo da Prefeitura de São Paulo na gestão Mario Covas (1983-1986), que na época era filiado ao PMDB, e presidente da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) de 1986 a 1988, no governo José Sarney (PMDB).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos