'São Paulo não está à venda', diz Haddad em último dia de campanha

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT), criticou neste sábado (1º) o atual líder nas pesquisas de intenção de voto, o tucano João Doria, que tem a privatização de bens públicos como uma de suas principais propostas. "Não vamos deixar a cidade ser vendida. São Paulo não está à venda, São Paulo não precisa estar à venda, São Paulo tem que ser publica do que nunca. Essa é a tendência mundial", disse Haddad, em transmissão ao vivo na página do Facebook, usando seu próprio celular.

"Onda de privatização não vai para lugar nenhum. Tem que botar o pé na rua e continuar se sentindo em casa", disse o prefeito, que estava no banco de trás de um carro, junto com sua mulher, Ana Estela Haddad. O candidato a vice, Gabriel Chalita (PDT), também estava no veículo, que se dirigia para o Capão Redondo, em ato no último dia de campanha, neste sábado (1).

Haddad também criticou propostas de campanha de Doria, como privatizar o autódromo de Interlagos e aumentar o limite de velocidade nas marginais. "A cidade não é um autódromo. Doria é engraçado. Quer vender Interlagos e transformar a cidade em um autódromo."

Crescendo nas pesquisas de intenção de voto, Haddad acredita que estará no segundo turno da eleição, em 30 de outubro. "Vamos para o segundo turno, como fomos em 2012", falou. O PT sempre esteve na disputa de segundo turno nas eleições paulistanas.

Na eleição passada, Haddad aparecia com 19% das intenções de voto na última pesquisa. Na apuração, teve 29% dos votos válidos e disputou o segundo turno com José Serra (PSDB).

O prefeito também pediu a opinião da esposa sobre a possibilidade de estar no segundo turno. Ana Estela mostrou-se otimista. "A onda que estamos sentindo na cidade esses últimos dias é um clima de virada. As manifestações que a gente tem tido são maravilhosas", disse ao marido.

Para Haddad, o tucano será seu adversário no segundo. A seu candidato a vice, ele perguntou: "Chalita, vamos ganhar do Doria no segundo turno?". Chalita, então, citou um "olhar privatista" do tucano e um "olhar da cidade para todos e de cada um". "Estamos virando", disse.

Haddad pediu para que as pessoas ligassem para os amigos pedindo votos para ir ao segundo turno.

Veja a evolução dos candidatos nas pesquisas do Datafolha:

Veja a evolução dos candidatos nas pesquisas do Ibope:

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos