Pesquisas indicam 2º turno entre Geraldo Julio e João Paulo no Recife

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook

    Geraldo Julio (à esquerda) e João Paulo devem fazer segundo turno em Recife

    Geraldo Julio (à esquerda) e João Paulo devem fazer segundo turno em Recife

Os eleitores do Recife devem decidir quem será o prefeito da capital de Pernambuco em votação no segundo turno, segundo as pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas neste sábado (1º). Ambas mostram o candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB), na liderança, seguido pelo ex-prefeito João Paulo (PT).

Segundo o Ibope, Julio tem 45% dos votos válidos, enquanto João Paulo aparece com 31%. Depois, Daniel Coelho (PSDB) vem com 16%, seguido por Priscila Krause (DEM), com 4% e Edilson Silva (PSOL), com 2%. Carlos Augusto (PV) e Pantaleão (PCO) têm 1% cada. Simone Fontana (PSTU) não pontuou.

O Ibope também apresentou o total das intenções de voto, incluindo brancos, nulos e indecisos. Sob este critério, Julio tem 41% dos votos, enquanto João Paulo aparece com 28%. Depois, Coelho vem com 15%, seguido por Priscila, com 3% e Edilson Silva, com 2%. Carlos Augusto tem 1%. Simone e Pantaleão não pontuaram. Brancos e nulos somam 7%. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder representam 3% do total. Veja a evolução dos totais de intenções de voto segundo o Ibope no gráfico abaixo.

Já de acordo com o Datafolha, Julio tem 45% dos votos válidos, contra 29% para João Paulo. Coelho vem em terceiro com 17%. Depois, vêm Priscila (6%) e Silva (2%). Carlos Augusto, Simone e Pantaleão não alcançaram 1%

Levando em conta o total das intenções de voto, o Datafolha mostra Julio com 39%, contra 25% para João Paulo. Coelho vem em terceiro com 15%. Depois, aparecem Priscila (6%) e Silva (2%). Carlos Augusto, Simone e Pantaleão não chegaram a 1%. Brancos e nulos somam 8%. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder representam 4% do total. Veja a evolução dos totais de intenções de voto segundo o Datafolha no gráfico abaixo.

Numa eleição, são os votos válidos que determinam o resultado da disputa. Eles são os que restam após a exclusão dos brancos e nulos. 

A pesquisa Ibope foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número PE-09035/2016. O instituto ouviu 1.106 pessoas entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pela Rede Globo e pela Folha de Pernambuco.

A pesquisa Datafolha foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número PE-08457/2016. O instituto entrevistou 1.748 pessoas entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pela Rede Globo e pela Folha de S. Paulo.

Segundo turno

Os levantamentos também trouxeram as intenções de voto para um cenário de segundo turno entre Geraldo Julio e João Paulo. Segundo o Ibope, Julio tem 52% das intenções de voto, contra 35% de João Paulo. Brancos e nulos somam 9%. Os que não quiseram ou não souberam responder são 4%.

Já de acordo com o Datafolha, o atual prefeito tem 52% das intenções de voto, contra 34% do candidato do PT. Brancos e nulos somam 11%. Os que não quiseram ou não souberam responder são 5%.

Outro cenário pesquisado pelo Ibope foi o de um segundo turno entre Julio e Coelho. Segundo o instituto, o prefeito tem 53% das intenções de voto, contra 33% do candidato do PSDB. Brancos e nulos somam 10%. Os que não quiseram ou não souberam responder são 4%.

O Ibope ainda perguntou aos entrevistados sobre um embate entre João Paulo e Coelho no segundo turno. Neste cenário, Coelho tem 43% das intenções de voto e João Paulo, 40%. Brancos e nulos somam 11%. Os que não quiseram ou não souberam responder são 6%.

Último dia de campanha

Divulgação PT/Divulgação PSB
João Paulo (esquerda) e Geraldo Julio fecharam campanha com carreatas

No último dia de campanha, Geraldo Julio participou de uma carreata entre os bairros do Totó e Brasília Teimosa. Ele estava acompanhado do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PMDB), e do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Já João Paulo visitou o mercado e a feira livre de Afogados. Ele também fez carreata pelos bairros de Santo Amaro, Boa Vista, Coque, Afogados, Imbiribeira e Ipsep ao lado do vice de sua chapa, Silvio Costa Filho.

Daniel Coelho, por sua vez, fez caminhada na praia de Boa Viagem ao lado de correligionários.
 

Vai votar na legenda para vereador? Pode não ser bom para o partido

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos