Doria dispara e 2º turno está indefinido em SP, dizem Datafolha e Ibope

Do UOL, em São Paulo

  • Montagem UOL

    Pesquisas mostram Doria na liderança; Haddad, Marta e Russomanno disputam 2º lugar

    Pesquisas mostram Doria na liderança; Haddad, Marta e Russomanno disputam 2º lugar

Na véspera da votação do 1º turno, as mais recentes pesquisas Ibope e Datafolha de intenções de voto para prefeitura de São Paulo, divulgadas neste sábado (1º), mostram que o empresário João Doria (PSDB) disparando na liderança e que a segunda vaga no 2º turno está indefinida e é disputada entre três candidatos -- Fernando Haddad (PT), Celso Russomanno (PRB), e Marta Suplicy (PMDB).

De acordo com levantamento divulgado pelo Datafolha, o tucano tem 44% das intenções de votos válidos -- cenário em que se exclui os percentuais de brancos e nulos, além dos entrevistados que não souberam ou não responderam.

Empatados tecnicamente estão o atual prefeito Fernando Haddad com 16%, o deputado federal Celso Russomanno com o mesmo índice, seguidos pela senadora Marta Suplicy, que tem 14%.

Como a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, o resultado é considerado um triplo empate técnico.

A deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina (PSOL) tem 5% das intenções de votos válidos. Major Olimpio (Solidariedade) foi citado por 2% dos entrevistados; Ricardo Young (Rede) e Levy Fidelix (PRTB) têm 1% cada. Altino Prazeres (PSTU) e Henrique Áreas (PCO) e João Bico (PSDC) não pontuaram.

Nas simulações de segundo turno, o tucano venceria os três oponentes mais bem colocados: Doria teria 54% contra 25% de Russomanno, 54% contra 29% de Marta e 59% contra 26% de Haddad.

Votos totais no Datafolha

No cenário em que se considera os votos totais -- brancos, nulos, não souberam ou não responderam -- Doria surge em primeiro lugar com 38%. Haddad e Russomanno têm cada um 14% e Marta, 12%.

Outros candidatos têm os seguintes índices: Erundina tem 5% e Major Olimpio, 2%; Levy Fidelix (PRTB) têm 1% cada. Ricardo Young (Rede), Altino Prazeres (PSTU) e Henrique Áreas (PCO) e João Bico (PSDC) não pontuaram.

Brancos e nulos somam 10% e não sabem ou não responderam, 4%. (veja o gráfico abaixo)

Cenário do Ibope com votos válidos

Já no levantamento divulgado pelo Ibope, o tucano tem 35% das intenções de votos válidos. Nesta pesquisa, o deputado federal Celso Russomanno aparece com 23%, seguido pela senadora Marta Suplicy, que tem 19%, e o atual prefeito Fernando Haddad (PT), que tem 15%.
 
Como a pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais, o resultado mostra dois empates técnicos: entre Celso Russomanno e Marta Suplicy e outro entre Marta e Haddad, de acordo com o Ibope.

A deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina (PSOL) tem 5% das intenções de votos válidos. Com 1% apareceram João Bico (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Major Olimpio (SD); Ricardo Young (REDE), Altino (PSTU) e Henrique Áreas (PCO) não pontuaram.

Votos totais no Ibope

No cenário do Ibope em que se considera os votos totais, Doria surge em primeiro lugar com 30%. Russomanno tem 20% e é seguido por Marta, 16%. Na sequência aparece Haddad com 13%.

Outros candidatos têm os seguintes índices: Erundina tem 5%; João Bico, Major Olimpio e Levy Fidelix, 1%; Ricardo Young, Altino e Henrique Áreas não pontuaram.

Brancos e nulos somam 10% e não sabem ou não responderam, 3%. (veja o gráfico acima)

Registros

A pesquisa Datafolha foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) com o nº SP-08514/2016. Foram entrevistas 4.022 pessoas entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Os contratantes foram jornal "Folha de S. Paulo" e a "Rede Globo".

A pesquisa Ibope foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) com o nº SP-00873/2016. Foram entrevistadas 1.204 pessoas entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. Os contratantes são a Rede Globo e o jornal "Estado de S. Paulo". A margem de erro é de três pontos percentuais.

A pesquisa Datafolha entrevistou mais de três vezes o número de pessoas que o levantamento do Ibope.

Último dia de campanha

No último dia de campanha antes da realização do 1º turno, o tucano João Doria visitou pela manhã o Museu Afro Brasil, e à tarde uma comunidade na zona leste de São Paulo. Já Celso Russomanno participou de uma carreata no extremo sul da capital paulista. Fernando Haddad fez caminhada no Capão Redondo, na zona sul. Na mesma região, Marta Suplicy participou de uma carreata.

O passado condena? História política entrelaça candidatos de SP

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos