Ibope e Datafolha: João Leite (PSDB) e Kalil (PHS) estão na frente em BH

Do UOL, em São Paulo

  • UOL

    João Leite (PSDB), à esquerda, e Alexandre Kalil (PHS), candidatos à Prefeitura de BH

    João Leite (PSDB), à esquerda, e Alexandre Kalil (PHS), candidatos à Prefeitura de BH

O deputado estadual João Leite (PSDB) aparece na frente na pesquisa de intenção de votos Ibope/Rede Globo e na pesquisa Datafolha divulgadas neste sábado (1º) para a Prefeitura de Belo Horizonte (MG). Considerando somente os válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), o tucano tem 41% das intenções de voto pelo Ibope. Em segundo lugar está o empresário Alexandre Kalil (PHS), com 29%. 

Os números apresentados hoje indicam para a realização de segundo turno na capital mineira.

Na sequência da pesquisa Ibope, aparecem os candidatos Délio Malheiros (PSD) e Rodrigo Pacheco, com 6%, Luis Tibé (PTdoB) e Reginaldo Lopes (PT), com 4%, Eros Biondini (Pros), com 3%, Marcelo Álvaro Antônio (PR), Maria da Consolação (PSOL) e Sargento Rodrigues (PDT), com 2%, e Vanessa Portugal (PSTU), com 1%.

A margem de erro é de três pontos percentuais, e o nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi realizada entre 28 de setembro e 1º de outubro e ouviu 1.106 eleitores. Está registrada no TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) sob o protocolo MG-04173/2016.

Os votos válidos não levam em conta os votos brancos, nulos e eleitores indecisos.

Considerando-se também os votos brancos e nulos e os eleitores indecisos, João Leite aparece com 35% e Alexandre Kalil com 25%.

Délio Malheiros e Rodrigo Pacheco vêm na sequência, com 5%, Eros Biondini, Luis Tibé  e Reginaldo Lopes com 3%, Maria da Consolação e Sargento Rodrigues com 2%, e Marcelo Álvaro Antônio e Vanessa Portugal com 1%. Brancos e nulos somam 11%. Não sabe ou não respondeu, 4%. 

Na simulação de segundo turno entre os candidatos, os números ficariam assim: João Leite com 46% e Alexandre Kalil (PHS) com 33%. Brancos e nulos somariam 17%, e não sabe ou não respondeu, 3%.

Datafolha

Pela pesquisa Datafolha, se contarem apenas as intenções de votos válidos (com exclusão das amostras de brancos, nulos e indecisos), Leite e Kalil chegariam ao segundo turno com 39% e 23%, respectivamente.

Já considerando os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, o candidato do PSDB tem 31% do total de intenções de votos, enquanto o do PHS alcança 19%.

Na pesquisa anterior, publicada na terça-feira (27), Leite tinha 32% das intenções de voto e Kalil, 18%.

Na simulação de segundo turno feita pelo instituto, Leite pontua 48% contra 28% de Kalil.

Os dois concorrentes eram nomes conhecidos na capital mineira quando a disputa começou. O tucano é deputado estadual, tem o apoio do senador e ex-governador Aécio Neves (PSDB) e já concorreu à prefeitura outras duas vezes. Ele também foi goleiro do Atlético-MG nas décadas de 1970 e 1980.

Já Kalil é empresário e também tem uma relação próxima ao Atlético: presidiu o clube de 2008 a 2014. O ex-cartola tem dito na campanha que "não é político".

Alvo da maior parte dos ataques dos concorrentes, Kalil tem a maior rejeição (37%), seguido por João Leite (26%).

Outros candidatos

Ainda em relação à pesquisa Datafolha, em terceiro lugar aparecem os deputados federais Rodrigo Pacheco (PMDB) e Reginaldo Lopes (PT), ambos com 6%.

Pacheco e Lopes estão em empate técnico com o vice-prefeito Délio Malheiros (PSD), que tem 5%, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Logo abaixo, o deputado federal Eros Biondini e o deputado estadual Sargento Rodrigues têm 3%, e outros três candidatos pontuaram 2%: os deputados federais Marcelo Álvaro Antônio (PR) e Luis Tibé (PT do B) e a professora Maria da Consolação (PSOL).

A candidata do PSTU, Vanessa Portugal, tem 1%. Os eleitores que dizem que irão votar em branco ou nulo são 12% e os indecisos são 7%.

A pesquisa Datafolha foi feita nesta sexta-feira (30) e neste sábado, quando foram entrevistadas 1.751 pessoas. O levantamento está registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo MG-01686/2016.

Último dia de campanha

Neste sábado, último dia de campanha eleitoral, João Leite participou de caminhadas por vários bairros de Belo Horizonte. Já o candidato do PHS não divulgou agenda.

Entenda a diferença entre votos brancos, nulos e anulados

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos