Ibope e Datafolha indicam 2º turno entre PDT e PR em Fortaleza

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook

    O atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e Capitão Wagner (PR)

    O atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e Capitão Wagner (PR)

As pesquisas Ibope e Datafolha sobre a corrida pela Prefeitura de Fortaleza divulgadas neste sábado (1º) mostram que o  prefeito e candidato à reeleição, Roberto Claudio (PDT), e o deputado estadual Capitão Wagner (PR) devem disputar o segundo turno na capital cearense. A ex-prefeita Luizianne Lins (PT) é a terceira colocada em ambas as pesquisas.

No Ibope, considerando apenas os votos válidos (excluindo as intenções de votos que, na pesquisa, foram contabilizadas como brancos, nulos, não sabem e não responderam), Roberto Cláudio tem 38% e Capitão Wagner, 30%. Luizianne Lins tem 19%, Heitor Férrer (PSB), 7%, Ronaldo Martins (PRB), 4%, João Alfredo (PSOL), 1%, e Tin Gomes (PHS), 1%. Francisco Gonzaga (PSTU) não pontuou. Para vencer no primeiro turno, um dos candidatos precisará de 50% dos votos válidos mais um.

Considerando os votos totais, brancos e nulos contabilizam 7%, e outros 3% não sabem ou não responderam. Neste cenário, Roberto Cláudio conta com 34% e Capitão Wagner, 28%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, eles estão tecnicamente empatados, no limite da margem. Luizianne tem 17%; Férrer, 6%; Ronaldo Martins, 3%; João Alfredo, 1%, e Tin Gomes, 1%. Francisco Gomes não pontuou. Veja a evolução no gráfico abaixo.

A pesquisa Ibope, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número CE-00125/2016, foi encomendada pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará. O nível de confiança estimado é de 95%. Foram ouvidas 805 pessoas entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

No Datafolha, Roberto Cláudio tem 39% dos votos válidos; Capitão Wagner, 31%; Luizianne, 17%; Férrer (PSB), 7%; Ronaldo Martins, 4%; e João Alfredo, 2%. Francisco Gonzaga e Tin Gomes não pontuaram.

Considerando os votos totais, onde 5% indicam que votarão branco ou nulo e 4% se dizem indecisos, Roberto Cláudio conta com 36%; Capitão Wagner, 28%; Luizianne, 16%; Férrer, 6%; Martins, 3%; e João Alfredo, 1%. Veja a evolução no gráfico abaixo.

A pesquisa Datafolha entrevistou 1.745 pessoas entre sexta-feira (30) e sábado (1º) e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com a identificação CE-04247/2016. Ela foi encomendada pelo jornal O Povo. A margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e tem nível de confiança estimado de 95%.

Simulações de segundo turno

O Ibope também fez três simulações de segundo turno. No cenário entre Roberto Cláudio e Capitão Wagner, o resultado é um empate técnico: Cláudio tem 44%, e Wagner aparece com 42%. Brancos e nulos somam 10%, e 4% não sabem ou não responderam.

Entre Roberto Cláudio e Luizianne Lins, o atual prefeito venceria com 53%, e a petista teria 32%, com brancos e nulos em 11%, e 4% dizendo não saber ou não opinando. No caso de confronto entre Capitão Wagner e Luizianne Lins, o candidato do PR venceria com 53%, enquanto a candidata do PT aparece com 31%. Brancos e nulos somam 11%; não sabem/não responderam representa 5%.

Final de campanha

No último dia de campanha, neste sábado, Roberto Cláudio e Capitão Wagner organizaram carreata pelas ruas de Fortaleza. João Alfredo, Ronaldo Martins e Heitor Férrer fizeram caminhadas pelo centro e outros locais da cidade. Os demais candidatos não divulgaram suas agendas nas redes sociais.

Já sabe em quem votar? Veja dicas de como escolher seu candidato

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos