Ibope: Atual vice-prefeito lidera; dois empatam em 2º lugar em Porto Alegre

Do UOL, em São Paulo

  • Arte UOL

A disputa no primeiro turno pela Prefeitura de Porto Alegre continua indefinida, segundo pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira (30).

Ela mostra o atual vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB), ainda isolado à frente, com 31% das intenções de voto, considerando-se a contabilização do que seriam os votos válidos (excluindo as intenções de votos que, na pesquisa, foram contabilizadas como brancos, nulos, não sabem e não responderam).

A projeção para a outra vaga no segundo turno das eleições municipais, porém, permanece com um empate técnico entre dois candidatos, também levando em conta os votos válidos. Nelson Marchezan Jr. (PSDB), com 21%, Raul Pont (PT), com 19%, aparecem tecnicamente empatados na segunda posição, já que a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Luciana Genro (PSOL) tem 14%.

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos, de acordo com a metodologia do Ibope.

Contando os votos brancos e nulos, Sebastião Melo passa a ter 26% de intenção de votos, Nelson Marchezan Jr. fica com 18%, Raul Pont tem 16% e Luciana Genro, 12%. Brancos, nulos somam 11% e 5% não sabem ou não responderam.

Confira o gráfico com a evolução da intenção do total de votos dos candidatos.

Melo foi o candidato que mais cresceu nas pesquisas desde o início da campanha eleitoral. Ele teve quase quatro minutos em cada propaganda obrigatória na TV, o maior tempo entre todos os candidatos. 

A ex-deputada federal Luciana Genro começou a campanha à frente nas pesquisas, mas caiu depois que o horário eleitoral começou. Ela teve 12 segundos em cada programa.

Segundo Turno

O Ibope também pesquisou a intenção de votos para os possíveis cenários no segundo turno.

Sebastião Melo aparece com 37%, caso enfrente Nelson Marchezan Jr, que teria 32%, o que é considerado um empate técnico. Brancos e nulos somam 24% e 6% não sabem ou preferem não opinar. 

Contra o ex-prefeito Raul Pont, Melo venceria com 44%, contra 29% do petista. Brancos e nulos somam 22% e 5% não sabem ou preferem não opinar.

Em um segundo turno com Nelson Marchezan Júnior contra Raul Pont, o tucano seria eleito com 41%, contra 32% do petista. Brancos e nulos somam 21% e 6% não sabem ou preferem não opinar.

Nelson Marchezan Júnior teria 40% das intenções de voto se enfrentasse Luciana Genro, que teria 31%. Brancos ou nulos somam 23%, e 6% não sabem ou preferem não opinar.

A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número RS-09656/2016, foi encomendada pelo Grupo RBS. O nível de confiança estimado é de 95%. Foram ouvidas 805 pessoas entre os dias 27 e 30 de setembro.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos