Ibope: Em Curitiba, Greca tem 35%; Fruet, 22%; e Leprevost, 17%

Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

    Da esq. para a dir.: os candidatos Greca (PMN), Fruet (PDT), Requião Filho (PMDB), Leprevost (PSD) e Maria Victoria (PP)

    Da esq. para a dir.: os candidatos Greca (PMN), Fruet (PDT), Requião Filho (PMDB), Leprevost (PSD) e Maria Victoria (PP)

Rafael Greca (PMN) soma 35% dos votos válidos e lidera a corrida pela Prefeitura de Curitiba (PR), mostra pesquisa Ibope divulgada neste sábado (1º). O atual prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), aparece em segundo, com 22%, em empate técnico com Ney Leprevost (PSD), que tem 17%.

Requião Filho (PMDB) soma 9%, e Maria Victoria (PP), 8%. Tadeu Veneri (PT) tem 6%; Xênia Mello (PSOL), 2%; e Ademar Pereira (PROS), 1%. Afonso Rangel (PRP) não pontuou. Os votos válidos não levam em conta os votos brancos, nulos e de eleitores que não responderam ou disseram não saber em quem vão votar.

Para a sondagem, o Ibope ouviu 1.001 pessoas entre 25 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou menos. O índice de confiança do levantamento é de 95%.

A pesquisa, contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense, está registrada no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) sob o número PR-05284/2016.

Intenção de votos

Na pesquisa de intenção de votos do Ibope para a Prefeitura de Curitiba, que inclui a soma dos votos nulos e brancos e quem não quis responder ou disse não saber ainda em quem vai votar, Rafael Greca (PMN) lidera com 30%, contra 19% de Gustavo Fruet (PDT) e 15% de Ney Leprevost (PSD), os dois últimos em empate técnico.

Depois vêm Requião Filho (PMDB), com 8%, e Maria Victoria (PP), com 7%. Tadeu Veneri (PT) tem 5%; e Xênia Mello (PSOL) e Ademar Pereira (PROS), ambos 1%. Afonso Rangel (PRP) não pontuou. Brancos e nulos somam 9%, e 5% dos eleitores preferiram não opinar ou disseram não saber em quem vão votar.

Os dados relativos às projeções do segundo turno não foram divulgados em cumprimento à decisão proferida pela 1ª Zona Eleitoral.

A campanha

Divulgação
O candidato Rafael Greca (PMN)

Neste sábado (1º), último dia de campanha, Greca realizou uma caminhada por ruas comerciais do bairro Cajuru. Ele aproveitou a visita para dizer que vai "requalificar as ruas de comércio da cidade, desburocratizar os alvarás e incentivar quem empreende".

Fruet juntou neste sábado um grupo de ciclistas apoiadores e pedalou pelas ruas do centro da capital paranaense. Ele assinou uma carta de compromisso para manter a bicicleta como um modal de transporte para a cidade.

Divulgação
O candidato Gustavo Fruet (PDT)

Já Leprevost realizou uma caminhada e uma carreata com correligionários por ruas da zona sul de Curitiba e assumiu o compromisso de cortar até 40% dos cargos comissionados.

O colégio eleitoral de Curitiba totaliza, na eleição de 2016, 1.289.215 eleitores, sendo a maioria mulheres (54%).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos