'A urna não é lugar para depositar ódio e preconceito', diz Lula

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

Em comício em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para que os eleitores votem "sem ódio ou preconceito".

"Eu queria fazer um apelo para vocês, homens de bem, mulheres de bem, trabalhadores e trabalhadoras, amanhã [domingo], na hora de votar, é importante saber que urna não é lugar para depositar ódio ou preconceito", disse Lula, ao lado do candidato do PT a prefeito da cidade, Tarcisio Secoli, e de sua esposa, Marisa Letícia, neste sábado (1). "Urna é lugar para depositar esperanças e sonhos".

"Aqueles que nutrem ódio, deixem o preconceito dentro de casa e vá votar como cidadão brasileiro, pensando na cidade que você quer para o seu filho, para o seu neto", completou o ex-presidente.

Em seu discurso, Lula também fez referência ao atual presidente, Michel Temer (PMDB). "Este país era o mais alegre do mundo, era o do povo mais otimista do mundo, em que a classe trabalhadora tinha mais esperança. O povo comprava muito mais. Isso agora acabou. Quem governa o Brasil não conhece o Brasil e não sabe governar adequadamente", falou.

Lula também criticou a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241, proposta pelo governo Temer, que limita gastos públicos.

"Agora querem aprovar uma tal de PEC que vai cortar investimento em saúde e educação durante 20 anos. Não é possível melhorar a saúde se não tiver mais investimento em médico, em hospital, em clínica. Não é possível melhor educação se não tiver investimento em escola, em professor. Não é possível querer melhorar o Brasil aumentando o tempo de aposentadoria da mulher para 65 anos, como eles querem". As frases foram comemoradas por quem acompanhava o comício.

A Tarcisio, o ex-presidente disse que, se o petista for eleito prefeito, "além de cuidar da cidade, vai ter que brigar com um governo golpista".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos