Veja as propostas dos principais candidatos a prefeito de Porto Alegre

Flávio Ilha

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

  • Arte UOL

O resultado do 1º turno da eleição de Porto Alegre parece longe de estar decidida. Com uma campanha curta e oito candidatos disputando o voto dos 1 milhão de eleitores da capital gaúcha, a disputa, segundo as pesquisas, tem um favorito – o atual vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB) – e três postulantes, em situação de empate técnico, ao segundo turno: Raul Pont (PT), Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Luciana Genro (PSOL).

A seguir, as principais propostas de cada um em quatro áreas consideradas estratégicas para a população: saúde, educação, segurança e mobilidade urbana. 

Sebastião Melo

Reprodução/Facebook
O vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, durante convenção do PMDB que oficializou sua candidatura

Candidato do PMDB, nasceu em Piracanjuba (GO) e se transferiu para Porto Alegre em 1978. Foi vereador por três mandatos a partir de 2000 e duas vezes presidente da Câmara Municipal, em 2008 e 2009. Foi chapista em lanchonetes, carregador de caixas na Ceasa (Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul) e vendedor de material de construção. É advogado, formado pela Unisinos. É o atual vice-prefeito de Porto Alegre.

Veja as propostas do candidato do PMDB

Segurança 

Melo promete implantar um Plano Municipal de Segurança com integração de esforços e recursos municipais, estaduais e federais. Também pretende criar o Fundo Municipal de Segurança, com recursos públicos e privados, para garantir os investimentos permanentes nessa área. Além disso, defende o cercamento eletrônico com câmeras de vigilância nos principais parques e praças da cidade, ampliando a ação iniciada no Parque Marinha e na Redenção.

Saúde

Quer acelerar o processo de informatização da rede pública para mais integração dos pontos de atendimento, garantindo velocidade e otimização dos serviços. Também quer ampliar as equipes do programa Melhor em Casa, para tratamento domiciliar de casos de menor complexidade, com mais cuidados aos pacientes sem ocupação de vagas hospitalares desnecessárias.

Educação

Propõe garantir vagas nas creches para 100% das crianças na faixa de zero a 3 anos. Também defende que a ênfase da escola pública seja no ensino de Português e Matemática. Quer ampliar a escola em tempo integral, com atividades como reforço escolar, letramento, artes, esporte, lazer, educação ambiental, inclusão digital, entre outros, no turno inverso.

Mobilidade urbana

Promete concluir todas as obras de mobilidade que Porto Alegre atraiu como oportunidade legada por sediar a Copa do Mundo de 2014 – e que estão inacabadas. Melo se comprometeu a implantar definitivamente o sistema BRT, com novas estações e adequações na frota em três corredores já concluídos (Protásio Alves, João Pessoa e Bento Gonçalves). Também promete ampliar e promover a integração da rede de ciclovias e do serviço de aluguel de bicicletas.

Raul Pont

Reprodução/Facebook
O ex-prefeito e candidato a prefeito de Porto Alegre, Raul Pont (PT), com sua vice Silvana Conti (PCdoB)

Natural de Uruguaiana, economista e professor de história, Raul Pont (PT) despontou para a política durante a resistência ao regime militar em Porto Alegre no início dos anos de 1970, quando estudava na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). É fundador do PT e, entre os oitos candidatos à prefeitura, o único que já exerceu o cargo, entre 1997 e 2000. Foi também vice-prefeito de Porto Alegre entre 1993 e 1996.

Veja as propostas de Raul Pont

Mobilidade urbana

Promete concluir as obras inacabadas da atual gestão – especialmente os BRTs prometidos para a Copa do Mundo de 2014, e exigir do governo federal o cumprimento dos compromissos assumidos com a administração, como o repasse de R$ 1 bilhão para o metrô. Também quer promover uma reestruturação do sistema de modo a torná-lo mais eficiente, rápido e barato. Uma das formas é incentivar a multiplicidade de modais, usando transporte fluvial, entre outros.

Segurança

O candidato diz que irá elaborar e implantar o plano Porto Alegre pela Paz, com a criação de núcleos de segurança territoriais com integração dos comandos da PM, Polícia Civil, Guarda Municipal e Conselho Tutelar. Também pretende criar o Fórum Metropolitano de segurança para articular ações com demais prefeituras da Grande Porto Alegre.

Saúde

Promete ampliar as equipes de Saúde da Família mas não estabelece um número como meta. Além disso, pretende implantar a classificação de risco em 100% das unidades e também o Alô, Saúde, com informações sobre resolução rápida de problemas para o cidadão. Promete ainda implantar o prontuário unificado e um aplicativo para gerenciar consultas especializadas, para reduzir as ausências.

Educação

Quer universalizar o acesso ao ensino fundamental em Porto Alegre e ampliar a oferta de vagas na educação infantil (zero a 5 anos), cujo déficit chega a 16 mil crianças. Também promete promover a educação inclusiva, garantindo acesso e permanência nas classes comuns do ensino a pessoas com deficiência. 

Marchezan Júnior

Reprodução/Facebook
Nelson Marchezan Júnior (PSDB) durante manifestação pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff

Nascido em Porto Alegre, o deputado federal Nelson Marchezan Júnior, candidato do PSDB, é formado em Direito pela Unisinos. Foi diretor de Desenvolvimento, Agronegócios e Governos do Banco do Estado do Rio Grande do Sul na gestão de Yeda Crusius (2007-2010). É filho do ex-deputado Nelson Marchezan (Arena, PDS e PSDB), que chegou a ser secretário nacional de Comunicações no governo de Fernando Collor de Mello (1992). Faz parte da bancada ruralista. Foi eleito deputado federal em 2002, mas a Justiça Eleitoral impediu sua diplomação por falta de filiação partidária válida. Foi deputado estadual pelo PSDB (2007-2011) e se elegeu novamente deputado federal em 2010.

Veja as propostas de Marchezan Júnior

Segurança

O candidato promete garantir implantar tecnologia para identificação facial e combate ao crime no transporte público da cidade. Também quer implantar o sistema de cercamento eletrônico nas entradas e saídas de Porto Alegre e usar todos os pardais e lombadas eletrônicas para identificar veículos roubados e mapear rotas de crimes e fugas. Além disso, pretende dar continuidade à melhoria na iluminação pública e retomar o patrulhamento ostensivo da Guarda Municipal em praças e parques.

Saúde

Quer estender o horário de atendimento de oito postos de saúde até às 22h, um em cada gerência distrital. Além disso, quer implantar o teleatendimento por especialistas para resolver até 70% das demandas no posto e na hora, sem encaminhamento para consulta especializada. Também pretende zerar as filas para consulta por especialistas e para a realização de exames por meio de mutirões e convênios com hospitais, com atendimento nos horários alternativos em que a rede privada se encontra ociosa.

Educação

Sua principal promessa é ampliar o atendimento para crianças de zero a 3 anos em creches com mais convênios entre prefeitura e instituições privadas. Também promete acelerar o processo de ampliação da oferta de pré-escola para atendimento da totalidade das crianças de 4 e 5 anos. Além disso, quer estruturar o currículo das escolas públicas a partir da definição das habilidades e competências a serem desenvolvidas, criando um padrão de orientação para os professores, e ampliar oferta de educação em tempo integral e de reforço no contraturno escolar.

Mobilidade urbana

Pretende concluir as obras da gestão anterior e só iniciar novas com recursos em caixa, prazo para concluir e multa por atraso. Também quer usar a tecnologia de localização (GPS) para garantir segurança no transporte público e para gerenciar as sinaleiras de forma inteligente, melhorando o trânsito e o fluxo de veículos. Também pretende permitir a utilização de corredores de ônibus para táxis com passageiros e lotações.

Luciana Genro

Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
Luciana Genro (PSOL), durante campanha para Presidência da República, em ato em São Paulo, em 2014

Nascida em Santa Maria (RS), a candidata do PSOL Luciana Genro despontou cedo para a política por influência do pai – o ex-prefeito e ex-governador Tarso Genro (PT). Aos 14 anos já participava do movimento estudantil do Colégio Estadual Julio de Castilhos, tradicional reduto de formação política da capital. Desde então, exerceu mandatos de deputada estadual e federal e disputou a prefeitura de Porto Alegre (em 2008) e o governo do Estado (em 2010). Em 2003 foi expulsa do PT por se opor à reforma previdenciária do então presidente Lula. Foi uma das fundadoras do PSOL. É advogada formada pela Unisinos.

Veja as propostas de Luciana Genro

Saúde

Promete realizar uma Conferência Municipal ainda em 2017 para fazer um diagnóstico da situação e definir diretrizes. Também diz que irá lutar pelo aumento dos repasses do Estado e da União para a saúde, inclusive por meio de ações judiciais. Espera ampliar a cobertura do Programa Estratégia Saúde da Família, mediante habilitação de equipes e expansão das residências para especialistas. Quer reforçar o serviço de teleatendimento pelo qual os médicos de saúde da família podem solicitar auxílio de especialistas sobre solicitação de exames e encaminhamento de procedimentos, além de buscar emergencialmente a manutenção do programa Mais Médicos.

Mobilidade urbana

Espera implantar fiscalização rigorosa para cumprimento de horários do transporte coletivo e buscar congelamento da tarifa de ônibus e auditoria nos últimos três anos. Também pretende reavaliar a licitação das linhas de ônibus da capital, realizada em 2016, e criar um Fundo Municipal de Passe Livre para subsidiar as isenções do transporte, pagas atualmente por todos os usuários.

Educação

Quer combater a evasão escolar e fortalecer a gestão democrática com um debate público sobre o projeto político pedagógico das escolas municipais. Também afirma que irá trabalhar para que as escolas acolham alunos em turno integral, além de erradicar o analfabetismo – atualmente em cerca de 3% na capital.

Segurança pública

A candidata do PSOL propõe a criação de uma Rede Integrada de Segurança Comunitária e Viária na qual a Guarda Municipal seja mais efetiva e, integrada com a Brigada Militar e com os agentes de fiscalização de trânsito, realize tarefas de prevenir e coibir a violência e a criminalidade no município. Também pretende implantar o programa Parque Seguro, ocm a ocupação de espaços públicos pelas comunidades, e a adoção de alarmes comunitários e uma rede de aplicativos para comunicação eficiente com a Guarda Municipal.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos