TSE autoriza reforço na segurança para eleições em Itumbiara (GO)

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    O servidor Gilberto Ferreira do Amaral no momento em que atirou contra a carreata

    O servidor Gilberto Ferreira do Amaral no momento em que atirou contra a carreata

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou nesta sexta-feira (30) o envio de tropas da Força Federal para as eleições municipais deste domingo em Itumbiara (GO). O reforço na segurança foi decidido após o atentado que causou a morte do candidato José Gomes da Rocha (PTB), o Zé Gomes, na última quarta-feira.

O ataque ocorreu durante uma carreta em Itumbiara. Gilberto Ferreira do Amaral, funcionário da prefeitura, matou Zé Gomes e o policial militar Vanilson João Pereira. José Eliton (PSDB), vice-governador de Goiás, e Célio Rezende, advogado da prefeitura local, também foram baleados, mas sobreviveram. O atirador foi morto na ação.

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu a atuação da Polícia Federal na investigação do assassinato de Zé Gomes. "Nós estamos em contato estreito com o Ministério da Justiça e também já pedimos que a Polícia Federal atue na investigação desses episódios que repercutem e podem afetar o pleito eleitoral", disse.

Segundo o TSE, houve pelo menos 20 homicídios envolvendo candidatos e pré-candidatos a cargos eletivos ao longo dos últimos nove meses no país. 

Candidato a prefeito morre e vice-governador é baleado em Goiás

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos