Não é bem assim: veja os deslizes e escorregões dos candidatos de SP

Bárbara Libório, Sérgio Spagnuolo, Juliana Elias e Tai Nalon

Do Aos Fatos, em São Paulo

No último debate antes do primeiro turno, realizado pela TV Globo nesta quinta-feira (29), os candidatos ao cargo de prefeito de São Paulo recorreram a números equivocados e fatos pouco contextualizados para defender e atacar, segundo checou a ferramenta de checagem de dados e fatos Aos Fatos. Alguns dos candidatos, como o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), e Major Olímpio (SD) repetiram informações erradas que já haviam sido verificadas por Aos Fatos em outros debates.

Veja os deslizes e equívocos dos candidatos à prefeitura paulistana:

Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo
Seis dos 11 candidatos a prefeito de São Paulo participaram do debate da TV Globo

João Doria (PSDB):

Não é justo que mais de 500 mil pessoas estejam esperando para exames clínicos

Segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", de 11 de setembro, o número de pessoas na fila para fazer exame na rede pública municipal de saúde era de 417.224, com espera média, ainda segundo o jornal, de três meses e meio até a realização do procedimento.

Leonardo Benassato/Futura Press/Estadão Conteúdo
João Doria usou dados errados sobre saúde pública no debate

O próprio João Doria, no debate da TV Gazeta, já se referiu a esses dados, citando "410 mil pessoas" na fila. Foi a assessoria do candidato que informou para Aos Fatos, há dez dias, que a fonte da informação havia sido esta mesma matéria de "O Estado de S. Paulo", citando déficit de 417 mil.

A atual administração instituiu a chamada indústria da multa, 1 bilhão de reais em multas no ano passado, 1,5 bilhão em multas neste ano para 3,5 milhões de pessoas multadas até 30 de julho

O candidato João Doria foi vago em sua explicação sobre a chamada "indústria da multa". Há diversos tipos de multas aplicadas pela prefeitura. No entanto, o tema era transporte, e de fato em 2015 foram lavradas multas de trânsito que totalizaram R$ 1 bilhão.

No entanto, para 2016, os dados estão errados. Segundo o balanço de receita arrecadada municipal, até o fim de agosto deste ano, a receita arrecadada com multas de trânsito foi de R$ 964 milhões.

O único dado equivalente aos R$ 1,5 bilhão em multas é a receita orçada para todos os tipos de multa em todo o ano.

Celso Russomanno (PRB):

Reprodução/TV Globo
Russomanno disse que não houve redução de mortes após limites de velocidade menores

Está provado por documentos da Secretaria de Segurança Pública que não baixaram as mortes na cidade de São Paulo em acidente de trânsito

Russomanno tem repetido esta informação em vários debates. Sua intenção é desdizer os dados oficiais da prefeitura, que usa informações da CET, órgão municipal, para suportar a informação de que as mortes no trânsito estão caindo na cidade desde a redução da velocidade nas vias.

Já a SSP (Secretaria de Segurança Pública), órgão do governo do Estado, usa estatísticas próprias, com base nos BOs (Boletins de Ocorrência) da também estadual Polícia Militar. Segundo Russomanno, pela métrica estadual, não haveria queda de mortes do trânsito paulistano, mas essa informação é falsa.

Pelo relatório mensal divulgado pelo governo do Estado, chamado Infosiga SP, houve uma queda 16,7% no total de mortes de trânsito na capital considerado o total de janeiro a agosto, se comparado o mesmo período de 2016 a 2015. Foram 775 nos oito meses do ano passado, ou média de 97 por mês, ante 645 neste ano, ou 81 por mês.

Em todos os meses, isoladamente, sempre comparados ao mesmo mês do ano anterior, houve queda em 2016, à exceção de agosto, quando o número de mortes no trânsito somou 103, ante 90 no mesmo mês em 2015 (alta de 14,5%).

Há também oscilações para cima e para baixo entre um mês e outro. Estes dados isolados, no entanto, ainda são insuficientes para apontar mudança na tendência geral de queda.

Marta Suplicy (PMDB):

Reprodução - 29.set.2016/TV Globo
Marta errou ao citar feitos da atual gestão, do prefeito Fernando Haddad

Haddad prometeu 49 UBS e entregou apenas 8

Segundo o site Planeja Sampa, o prefeito prometeu instalar 43 novas UBS e entregou 9.


Haddad prometeu 57 novas UPAs e entregou 2

Segundo o site Planeja Sampa, Haddad prometeu reformar e melhorar 20 prontos socorros utilizando o modelo das UPAs e implantar 5 novas unidades, das quais três foram entregues.

[Sobre] programas de moradia popular, [a prefeitura atual entregou] 10%. 

A administração municipal de São Paulo já entregou 12.585 unidades habitacionais da meta de construir 55 mil unidades, ou seja 23% do planejado, de acordo com o site Planeja Sampa, da Prefeitura.


Fernando Haddad (PT):

Desbaratamos a máfia do ISS [...] R$ 151 milhões recuperados, já em caixa. — Fernando Haddad (PT)

Reprodução - 29.set.2016/TV Globo
Fernando Haddad (PT) citou dados errados sobre a Máfia do ISS

Aos Fatos já mostrou, no debate da RedeTV!, que, segundo informação do site da Prefeitura de São Paulo de maio deste ano, foram recuperados R$ 133,9 milhões da Máfia do ISS.


Brasil é um dos países mais violentos no trânsito no mundo

Em números absolutos, o Brasil é de fato um dos países com maior número de mortes no trânsito, segundo o Observatório de Saúde Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), com quase 47 mil mortes desse tipo em 2013, dados mais recentes.

No entanto, o Brasil tem a 56ª maior taxa de mortes no trânsito em relação à sua população total, uma medida mais utilizada para comparações, com 23,4 mortes a cada 100 mil habitantes.

A cidade de São Paulo, até o presente momento, foi a única que decidiu enfrentar a discussão de táxis e aplicativos regulamentando por decreto [os aplicativos]

A cidade de Vitória também regularizou os aplicativos como o Uber por meio de decreto do prefeito Luciano Santos Resende, datado de 25 de agosto deste ano.

No debate anterior, na TV Record, ele havia afirmado ter sido o "primeiro e único prefeito" a regularizar o Uber, também levando o selo de afirmação falsa de Aos Fatos.

Major Olímpio (SD):

Temos 3 mil ônibus a menos

Major Olímpio voltou a afirmar que a frota de ônibus na cidade de São Paulo perdeu 3 mil ônibus. O Aos Fatos já mostrou no debate da TV Record que, segundo as estatísticas da SPTrans, em dezembro de 2013 a frota contratada era de 14.805. Em agosto deste ano, a frota era de 14.755.

Reprodução 29.set.2016 /TV Globo
Major Olímpio disse que SP tem 3 mil ônibus a menos

De fato, houve uma redução na frota na nova licitação publicada publicada em outubro de 2015: o número de veículos caiu de 14.812 para 12.898 ônibus, ou seja, uma redução de 1.914 veículos.

30% [dos paulistanos] se deslocam com automóvel próprio

Segundo a 10ª Pesquisa sobre Mobilidade Urbana 2016, da Rede Nossa São Paulo, o número de paulistanos que usam o veículo próprio todos os dias é de 32%.
 

 

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